Produtividade

4 dicas práticas pra fechar novos contratos na Advocacia

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E algumas petições de presente

30 Petições Previdenciárias usadas em casos reais que deram certo

Sabia que você tem quatro vezes mais chances de fechar um novo contrato com alguém que já está na sua carteira de clientes do que atrair um cliente novo?

Junte isso ao poder da indicação e voilá: focar em quem já é seu cliente pode ser o pulo do gato pra alavancar o crescimento do seu escritório!

E olha, uma das melhores maneiras pra fechar novos contratos com os seus clientes é buscar diversificar seus serviços, viu!

Pois é… Sem contar que, ao diversificar os seus serviços, você cria uma forma de se proteger, em especial, pra momentos de crise.

Mas pera aí, você não tem ideia de como começar a se aventurar em novas áreas e ações e nem imagina como abordar o seu cliente sobre outros serviços?

Eu entendo, mergulhar em novos mares pode ser assustador… Mas te garanto que isso vai mudar depois desse post!

É que aqui você vai conhecer 4 dicas práticas e já testadas por muitos advogados de sucesso pra fisgar o cliente pra novas ações.

Então vem comigo porque você está prestes a descobrir como transformar um contrato em vários clientes!

1. Ofereça ações com potencial de atração

Quando você diversifica é possível tornar ações que estão sendo muito procuradas como porta de entrada pra serviços que você tem maior familiaridade.

Um exemplo disso foi a ação de Revisão do FGTS que você deve conhecer…

Milhares de advogados aproveitaram o tsunami de clientes que essa revisão trouxe de maio a julho de 2021 pra fecharem muitos contratos de planejamento previdenciário.

Mas ela não é a única ação que tem um enorme potencial de atração não, viu?

Segue comigo que agora vai conhecer outros temas que podem mudar a cara do seu escritório!

Ações de aluguel

Seu escritório pode crescer tanto como o valor do índice de correção de aluguéis, sabia?

Pois é… Cá entre nós, se tem uma coisa que cresceu nesse último ano foi o índice de correção de aluguel, não é mesmo?!

Por conta disso, existe muito espaço pra defender o cliente que está com problemas com atraso no aluguel.

Em outras palavras, há possibilidades pra você trabalhar com ações de cobrança em atraso para clientes que já são seus ou até amigos e familiares desses clientes.

Um exemplo disso é um colega meu, o Adv Pedro, que estava com um processo de cobrança de aluguel.

O Pedro fez um atendimento tão de primeira que o cliente indicou um familiar pra dar entrada na aposentadoria com a ajuda do escritório do Pedro.

E se você não sabe por onde começar a trabalhar com esse tipo de ação, d_epois desse guia: Ações de Aluguéis: O que é preciso pra ajuizar e como calcular, essa pedra que podia estar no seu caminho, vai ficar pra trás! Eu garanto!

Revisão de Financiamentos e Empréstimos

O número de brasileiros que possuem contratos desse tipo é gigante… São casas, carros, empréstimos pessoais, capitais de giro pra empresas e por aí vai.

E esse número imenso faz da chance de você ter um cliente que possa entrar com a revisão, também imensa. Então fica de olho!

E nem esquenta a cabeça se você não tem ideia sobre como avaliar se cabe ou não uma ação revisional.

Vou deixar um material valioso pra você que quer alavancar na área bancária, está aqui: Como fazer cálculos de empréstimos e financiamentos na prática.

Revisão do PASEP

A gente sabe que tem um tipo de cliente que é o mais difícil de trazer pro escritório de quem advoga no Previdenciário: O servidor público.

Mas existe um serviço que o servidor público busca muito na Advocacia: a revisão do PASEP:

Milhões de cotistas podem reaver os valores e dá pra você que advoga ajudar muitos deles nessa missão.

Por isso, vai por mim: a Revisão do PASEP é uma excelente oportunidade pra ampliar a sua carteira de clientes!

E pra te dar uma mãozinha na hora de aproveitar essa ação, vou deixar um post de ouro com dicas práticas pra essa revisão: Revisão do PASEP para Advogados: O Guia Definitivo.

Bônus: Neste post: 5 Serviços que vão multiplicar seu faturamento em 2022 você encontra muitas outras dicas de ações pra diversificar a atuação do seu escritório, atrair clientes e ainda aumentar o seu faturamento!

Mas e aí, gostou de conhecer essas ações?

Se sim, vai adorar a segunda dica que separei pra te dar aquela força pra fechar um novo contrato com seu cliente. Olha só!

2. Mantenha um bom pós-venda com seu cliente

Você com certeza já teve um cliente que sempre ligava ou mandava mensagem dizendo: “E aí Dr., e meu processo? Já saiu o resultado?”

Como fazer o cliente fechar contrato?

Isso é muito comum, os clientes ficam ansiosos esperando por uma decisão.

E tomar a inciativa de informar ele direitinho sobre o status do processo vale ouro, viu?

É que, assim, você deixa o cliente mais tranquilo e transforma esse processo em uma experiência positiva.

Mas como fazer isso?

Bom, papel e caneta na mão que aqui vai uma ideia:

Envie um email a cada 15 dias pra ele informando se houve alguma mudança na ação.

Você pode criar um email padrão, que só é alterado caso ocorra algum evento importante no processo.

Aplicando essa dica, você diminui a ansiedade dele e o faz sentir que é lembrado e que seu caso é importante.

Resultado: gera maior sensação de confiança, pois mostra que você está olhando e cuidando da ação dele sempre.

Perceba que, dessa forma, você consegue manter um bom relacionamento pós-venda com seu cliente, sem falar diretamente com ele o tempo todo.

E lembre: esse mesmo cliente pode retornar com outras ações, então manter um bom relacionamento também no pós-venda é duplamente essencial.

3. Incentive a indicação pelos seus clientes atuais

Um bom relacionamento com o cliente, mesmo depois do contrato assinado, é a base do marketing de indicação.

Tenho certeza que você já comprou algo ou contratou alguém por indicação, certo?

Pois é… O mesmo vale pro seu escritório: provavelmente, algum cliente seu já te contratou por indicação, mesmo sem você saber.

Quando a gente tem uma boa experiência com algum serviço ou produto, a tendência é compartilhar isso com as pessoas ao nosso redor. Com nossos clientes, não é diferente.

Outro ponto importante aqui para você trabalhar na comunicação com seu cliente, é que o marketing de indicação é gratuito.

Então, procure se fazer “indicável”.

Reflita sobre como está o seu atendimento e veja como ele pode melhorar.

Dica bônus: utilize gatilhos mentais e rapport para aumentar as chances do seu cliente fazer a indicação sem você pedir.

O caminho das pedras pra isso está neste post: O que não te contaram sobre como tratar seus clientes.

4. Fale sobre as áreas que você atua sempre que possível

Parece óbvio, não é?

Mas, o que é óbvio pra você, pode ser não ser pro seu cliente.

Por isso, use o máximo de ferramentas para informar seus clientes, amigos, vizinhos e familiares sobre:

  • sua área de atuação
  • as ações com as quais você trabalha
  • quem tem direito a elas e os resultados que elas podem gerar.

Com essas informações em mãos, seu cliente vai saber quando te procurar.

Mas aí uma pergunta pode estar te incomodando…

Como informar os clientes sobre as áreas que o escritório trabalha?

Bom, no mundo offline, comente mais sobre a sua profissão todas as vezes que alguém perguntar.

Além disso, fale também sobre as ações que você teve êxito.

Com esses passos simples, você já vai conseguir ver que sempre tem alguém precisando de um advogado. hehe

Já na internet, é possível atrair potenciais clientes levando a informação de diferentes maneiras. Por exemplo:

  • em formato de post através do blog do seu site
  • pelas redes sociais, como na página do Facebook do seu escritório, Instagram ou seu perfil pessoal

Acredite, esses canais ajudam muito a expandir a sua comunicação com possíveis clientes.

E vai por mim: as oportunidades aparecem quando você menos espera. Olha só:

como fechar contratos na Advocacia

Dica bônus: Você pode conferir perfis de colegas advogados que você admira e se inspirar neles.

Pra conhecer mais truques sobre como atrair clientes através da internet, não tem material melhor do que este post: Como captar clientes online na Advocacia.

Mas e aí, gostou das dicas?

Se ficou com um gostinho de “quero mais”, vou deixar um vídeo que vai tirar todas as dúvidas que você pode ter sobre fechamento de contratos.

Dá uma olhada:


Conclusão

Prontinho! Você está com a faca e o queijo na mão pra alavancar o crescimento do seu escritório em 2022.

Afinal, aqui conheceu 4 dicas de ouro pra fechar contratos com quem já está na sua carteira de clientes.

Agora é só correr pro abraço: aplicar essas dicas e ter muito sucesso no dia a dia na Advocacia.

Melhor do que isso é que, como você acompanha o blog do CJ, já está na frente de 90% dos advogados na hora de captar e gerir os clientes!

E se você já assina o CJ, vai ganhar ainda mais facilidade e agilidade na hora de fechar novos contratos e garantir a lucratividade do escritório.

Afinal, a gente está a todo vapor trabalhando pra trazer novas ferramentas e possibilidades para os nossos assinantes.

Por isso, se você ainda não assina o CJ pra fazer seus cálculos de várias áreas do Direito e não perder nenhuma oportunidade do mundo jurídico, faça um teste com garantia de 15 dias de dinheiro de volta.

Uma única assinatura vai te permitir atuar com serviços que você jamais pensou que conseguiria e que vão trazer um retorno nunca imaginou.

É uma experiência e tanto e você corre um grande risco de se encantar!

Conte com a gente pra trazer cada vez mais novidades para o seu escritório antes mesmo de virar moda entre os advogados.

Gostou!? Deixa um comentário pra gente aqui embaixo :)

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