
BPC LOAS: Saiba como garantir o benefício do cliente
Atualização 21/01/2021 Vai pedir o benefício assistencial do cliente? Então não tem outro jeito! Precisa ter cuidado com o critério de miserabilidade ec...
E algumas petições de presente
Hoje vou te mostrar como retirar o CNIS do seu cliente pelo novo portal do INSS - Meu INSS (sem CADSENHA) em 2 minutos.
Agora que o atendimento à distância é uma necessidade em razão da pandemia do coronavírus, este pequeno guia vai ajudar você e seus clientes acessarem o CNIS e outras informações essenciais!
E se você for adv, vou te dar uma dica de presente no final que vai te fazer repensar seu atendimento!
Isso me lembra de quando eu ia no INSS retirar pessoalmente esses CNIS. Eu não sei como é aí na sua cidade, mas aqui em Curitiba ir no INSS é sempre algo chato e demorado.
Volta e meia eu ficava uma ou duas horas sem fazer nada, sentado, esperando aquelas senhas. Nossa! O tempo não passava e eu não podia fazer mais nada.
Já faz tempo que eu não faço isso, mas ainda via essa dor nas outras pessoas que faziam isso no escritório. Até porque alguém tem que fazer.
Bom… na verdade não mais! Pelo menos não para pegar as inúmeras páginas do CNIS.
Desde Janeiro de 2017, o INSS publicou um novo portal (Meu INSS) onde o segurado, e você, consegue retirar o CNIS sem precisar ir até o INSS (Antes desse portal, existia a CADSENHA, mas, pra fazer a CADSENHA, você também tinha que ir no INSS. Eu achava até pior)
Obs: O portal já estava no ar em testes desde Dezembro de 2016. Já dava pra tirar CNIS desde então. Eu mesmo tirei meu CNIS em dezembro e foi muito tranquilo. (Mas ainda vou demorar pra me aposentar, hehe! :) )
Chega dessa dor, vou te mostrar o passo a passo de como conseguir esse CNIS. E depois, como você pode usar esse mesmo CNIS para fazer a RMI bem rápido.
Para consultar o CNIS pela internet pelo portal Meu INSS, siga os passos a seguir:
Agora você já tem acesso a todas as informações sem precisar ir na agência.
A seguir eu explico cada um desses passos em detalhes e com imagens! Dê uma olhada:
Antes de mais nada, seu cliente tem que fazer o cadastro no site https://meu.inss.gov.br/.
Como você ainda não cadastrou a senha, você deve clicar ali no botão “Cadastrar senha”.
Na tela seguinte, clique em “Crie sua conta gov.br”
Depois selecione a opção “Número do CPF” para continuar.
Na tela que você chegou, essa aqui embaixo, você (ou o cliente) precisa preencher com o CPF e o nome completo para criar o login. Em seguida selecione a caixinha para concordar com os termos, clique em “Não sou um robô” e por fim em “Avançar”
Confirme as informações que aparecerem para fazer a validação dos dados e clique em “Avançar”.
Você receberá um código para ativar a sua conta. Indique a forma que você que você quer receber esse código e informe o seu e-mail ou número de celular. Depois, clique em “Avançar”.
Digite o código recebido e clique em “Avançar”.
Agora você precisa criar uma senha para acessar o portal quando quiser. Digite a sua senha e clique em “Concluir”. Guarde essa senha
Acesse novamente a página inicial do https://meu.inss.gov.br/ e clique em “Entrar”.
Para continuar, clique em “Autorizar” para que o Meu INSS utilize os seus dados pessoais.
Na tela seguinte, clique em “Continuar”.
Em seguida, ele faz uma série de perguntas objetivas para você conseguir sua senha provisória. As perguntas variam de pessoa para pessoa, por exemplo:
Pronto! O seu cadastro já estará completo e você já poderá acessar o portal Meu INSS para consultar ou solicitar benefícios e ter acesso a outros serviços.
Se você conseguiu sua senha provisória pelo método acima, pode pular para a próxima etapa (Passo 3).
Se você não conseguir na internet, por algum motivo, você pode ligar no número 135 (de qualquer telefone, apenas digite 135 e ligue), acessa com o número do CPF e escolhe a opção ‘validar código de acesso’.
Um atendente vai falar com o seu cliente (ou você). Ele vai fazer 5 perguntas e você tem que acertar 4 das 5. Por isso, é importante que o seu cliente mesmo ligue ou esteja perto de você nesse momento.
O atendente provavelmente escolhe algumas de várias questões que pode fazer sobre sua vida contributiva. O atendente faz a pergunta e fala algumas opções para você escolher uma. Depois que você responde a opção certa, ele parte para a próxima pergunta.
As perguntas são mais ou menos assim:
• Qual o ano do último vínculo empregatício?
• Qual o salário base da última contribuição?
• Se o vínculo era carteira assinada ou guia do inss
• Se a pessoa já recebeu algum benefício do INSS
• Qual o ano em que foi feita a última contribuição por carnê do inss?
As perguntas são bem específicas, mas eles falam as opções (múltipla escolha) e o atendente normalmente é compreensivo se a pessoa não lembrar de primeira.
Depois que você conseguir sua senha provisória pelo telefone, pode acessar o portal do Meu INSS e prosseguir para a próxima etapa.
Ao clicar para fazer login, você preenche seu CPF e senha provisória e vai aparecer a mensagem de senha expirada.
Mas é normal, era uma senha provisória mesmo. Clique em “ok” e você vai ser redirecionado para a página de redefinição de senha:
Entre novamente sua senha provisória no campo senha e depois preencha 2 vezes com sua nova senha.
Obs: A senha precisa ter maiúsculas, minúsculas, números, símbolos, e mais de 9 caracteres.
Com essa senha, você pode acessar sempre que quiser e tem acesso a tudo do site. Vale muito a pena. Agora é só retirar o CNIS.
Para imprimir ou baixar o pdf do CNIS, você precisa clicar no item de “Extrato de Contribuição (CNIS)” no menu
Em seguida procure pelo botão “Baixar PDF” ao final da página
Pronto!
Com esse CNIS, você consegue fazer o cálculo da RMI em apenas 20 segundos com o programa de cálculos previdenciários do Cálculo Jurídico.
Quer poupar muito trabalho pra obter os dados dos seus clientes e poder atender muito mais?
Como muitos dos clientes que chegam até o seu escritório vão precisar te fornecer o CNIS, o CJ desenvolveu uma ferramenta chamada de “Auto Cadastros”.
Funciona assim: Você coloca envia um link para o seu cliente e ele preenche todas as informações necessárias pra você fazer o primeiro atendimento, incluindo o CNIS.
Quando ele preencher tudo o que você pediu e enviar o formulário, você já vai um email avisando que ele preencheu os dados.
E esses dados ficam certinhos no perfil do cliente dentro da sua conta do CJ.
Tudo muito prático e muitas horas de trabalho economizadas indo atrás de dados dos clientes, não é incrível?
É por isso que os escritórios mais eficientes já estão usando muito essa ferramenta do CJ.
Inclusive, alguns estão usando esses auto cadastros para captação de clientes, colocando o link numa página do próprio site do escritório e pedindo para os interessados deixarem os dados por ali e a descrição do caso para entrar em contato.
Assim, quando o responsável pelo atendimento dos clientes entra em contato, já tem todas as informações em mãos!
Muito prático!
Não adianta somente saber o como retirar o CNIS pela internet. Para você ganhar tempo de verdade no seu escritório eu recomendo duas estratégias. (eu prefiro a segunda)
1- Você pode colocar um estagiário ou secretária para acompanhar seu cliente retirar o CNIS quando ele chega no seu escritório. Recomendo fazer isso antes mesmo de começar o atendimento
2 - Mas, melhor que isso, é mandar um email para o seu cliente antes do atendimento, com esse passo a passo de como retirar o CNIS pela internet, pedindo para ele vir com isso pronto ou te enviar o documento do CNIS por email (ou até mesmo via WhatsApp) .
Como disse no início, o atendimento remoto passou ser uma necessidade pra todo mundo, então você pode adotar essa segunda estratégia pra manter o atendimento de todos os seus clientes previdenciários (com certeza eles vão ter um familiar disposto a ajudar).
Se você conseguir criar um procedimento desse no seu escritório e você passar a conseguir os CNIS de forma rápida, para depois fazer o cálculo de forma mais rápida ainda, você vai ver um retorno de eficiência (e dinheiro) imediato!
Deixe um comentário se gostou desse passo a passo e conte com o Cálculo Jurídico para realizar seus cálculos previdenciários e muito mais!
Deixe um comentário aqui embaixo, vou adorar saber o que você achou!