Cálculo Salário-Maternidade: como é feito e qual é o valor?
O cálculo do salário-maternidade é uma tarefa muito presente no dia a dia da advocacia previdenciária. Então, não dá para dormir no ponto na hora de cal...
E algumas petições de presente
30 Petições Previdenciárias usadas em casos reais que deram certo
Conseguir mais clientes é um grande desafio na advocacia, ainda mais tendo que seguir o Código de Ética da OAB.
Mas uma boa estratégia é investir no marketing jurídico digital.
É comum ver advogados se arriscarem nas redes sociais, com textos de sua própria autoria ou alguma notícia do segmento, sem nenhuma estratégia.
Afinal, eles pensam: “vai que dá certo?”
Mas pra dar certo de verdade, é necessário usar estratégias de marketing jurídico com consistência.
Pra te ajudar com isso, hoje você vai conferir este texto excelente que o Valdemiro Kreusch Júnior fez aqui pro blog do CJ.
Ele é especialista em marketing digital pra advogados e já alavancou a carteira de clientes de muitos escritórios!
Com esse post você vai ver que uma estratégia de marketing digital é algo sério e não se limita a publicar alguma notícia no Facebook de vez em quando pra ver se surte algum resultado.
Uma estratégia de marketing digital é um trabalho permanente, focado e que traz resultados efetivos.
O marketing digital deve ser encarado com a mesma responsabilidade e como parte de uma estratégica de marketing corporativa.
Isso quer dizer que é necessário um planejamento de estratégias aplicadas através de ferramentas específicas.
E hoje você vai conhecer algumas dessas ferramentas essenciais pra um marketing jurídico de sucesso, pra você estruturar sua estratégia digital de maneira profissional e efetiva.
As ferramentas apresentadas devem ser implementadas de maneira sistemática e integradas ou correm o risco de não surtir nenhum efeito prático ou até mesmo gerar perda de tempo e dinheiro.
E por falar em tempo e dinheiro, se liga no segredo do sucesso que a Advogada Ana Cristina Labarba compartilhou nesse vídeo:
Gostei, também quero experimentar!
Agora continua aqui pra você se tornar um expert em marketing jurídico digital!
Pra você entender o que é marketing jurídico digital, o melhor caminho é começar com o básico: o conceito de marketing jurídico.
O marketing jurídico é uma estratégia usada por advogados pra se posicionarem no mercado, ao mostrar para o mundo quais problemas conseguem resolver.
São estratégias que agregam valor e atraem os clientes certos.
A função do marketing jurídico é promover um reconhecimento do advogado ou escritório como destaque em determinada área de atuação.
A grande estratégia aqui é produzir um conteúdo que faça o cliente estabelecer um relacionamento com o advogado.
Também conhecido como Inbound Marketing, o foco é a atração e retenção da atenção do cliente pra construção de uma relação duradoura, por meio de conteúdos relevantes.
Sabe quando você usa, por exemplo, o seu perfil no Instagram pra postar alguma dica jurídica ou algum texto sobre uma nova lei?
Esse é o famoso marketing jurídico digital, que pode ser traduzido como uma estratégia de uso de ferramentas onlines pra fixar sua marca no mercado jurídico.
Talvez você se pergunte como fazer isso…
A resposta é simples: use e abuse das mídias digitais!
É claro que tudo deve estar de acordo com o Código de Ética da OAB (vamos falar já, já sobre isso).
Usar mídias digitais, como blogs, YouTube e outras redes sociais, pode ser um diferencial que vai alavancar o alcance do seu escritório.
As mídias digitais são grandes ferramentas pra compor o arsenal de uma estratégia de marketing jurídico bem sucedida.
Daqui a pouquinho você vai conhecer tim-tim por tim-tim das melhores práticas pra um empreendimento jurídico no mundo virtual.
Mas, antes, vem entender a importância que um bom marketing digital tem pra advogados.
Bom, você sabe que a comunicação com o seu cliente está cada vez mais voltada pro meio digital, certo?
Com o advento da internet, a era digital chegou com tudo, inclusive no Direito com processo eletrônico, por exemplo.
E se você tem receio do mundo digital, pode jogar ele pela janela!
Acontece que não adianta remar contra a maré, os meios digitais transformaram o mundo e vieram pra ficar.
O negócio é aprender a remar e, mais que isso, remar para o lado certo, que é o que você vai aprender aqui. 😉
O marketing jurídico digital é importante não só pra você conquistar mais e melhores contratos, mas também pra melhorar o relacionamento com o cliente.
Além disso, seu escritório fica mais competitivo e bem situado no mercado.
Antes conhecer as ferramentas que vão de ajudar, vem entender se o marketing digital é permitido pela OAB.
Como quase tudo no mundo jurídico: depende.
O advogado pode fazer marketing digital desde que o faça de maneira adequada, de acordo com o Código de Ética da OAB e o Provimento 94/2000.
O Provimento 94/2000 traz as normas sobre publicidade, propaganda e informação na advocacia.
Em 2021, a OAB atualizou o documento e modernizou a forma como os advogados podem fazer publicidade.
Agora, a Ordem dos Advogados do Brasil permite o marketing jurídico, de acordo com as limitações do seu Estatuto e Código de Ética.
Olha só o que o Provimento 94/2000 permite que o advogado faça como estratégia de marketing jurídico:
Viu só como são várias formas de fazer um marketing digital sem ferir as diretrizes da OAB?
Bom, agora que você já sabe o que pode, vem cá entender o que não pode.
Pra começar, é proibido fazer propagandas ostensivas e usar o marketing digital como forma de captação de clientes.
O conteúdo produzido pelo advogado deve ter caráter informativo e não pode mencionar valores de honorários e formas de pagamento.
Além disso, não é permitido divulgar especialidades que o advogado não possua título certificado.
Ah, e também não pode usar casos concretos pra ofertar o serviço advocatício.
Pra resumir, qualquer tipo de ação de marketing que esteja em desacordo com as normas estabelecidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB e do Provimento 94 não deve ser feita.
O marketing jurídico é aquele realizado de maneira ética, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela regulamentação da profissão do advogado.
O foco sempre deve ser a disseminação de conteúdo de alto nível, usando as melhores ferramentas à disposição do advogado.
Desse jeito, o profissional desenvolve sua reputação e consolida sua Marca Jurídica com informações relevantes ao mercado em que atua.
No próximo tópico, você vai descobrir motivos que vão te convencer a fazer um bom marketing jurídico.
O marketing jurídico está super em alta!
Pra você não ficar de fora dessa, aqui estão alguns motivos que mostram por que você deve começar a investir no marketing pra advogados ainda hoje.
Vem comigo!
O primeiro motivo é muito simples: o marketing jurídico digital vai te dar mais visibilidade.
Aposto que alguma vez na vida você já escutou a frase “quem não é visto não é lembrado”, não é mesmo?
É por isso que fazer marketing pra advogados vai te dar visibilidade.
Ter um escritório ativo nas redes sociais permite que muitos potenciais clientes vejam e conheçam o seu trabalho.
Além disso, produzir conteúdos jurídicos online te faz ganhar autoridade sobre um tema ou área do direito.
Você passa a ser respeitado e renomado no universo jurídico.
Isso pode ser um diferencial na sua carreira, pois passa uma maior confiança para o cliente na hora de contratar seus serviços.
Com o marketing jurídico você é visto e, com isso, novos clientes vão bater na sua porta.
Você para de correr atrás e começa a ser procurado! 😎
Mas as vantagens de fazer um bom marketing jurídico não param por aí.
Além de trazer novos contratos de serviços advocatícios para o seu escritório, ser ativo nas redes sociais faz com que você continue presente na vida dos seus atuais clientes.
Ou seja, o marketing jurídico digital te ajuda a reter e fidelizar seus clientes.
Viu só como o marketing pra advogados só vai te render bons frutos?
Se você ainda não investe nisso, está perdendo tempo e dinheiro!
Mas pode relaxar que no próximo tópico você vai descobrir como fazer um marketing jurídico digital de qualidade e alavancar os lucros do seu escritório.
Vem ver!
Existem várias formas de fazer marketing digital pra advogados…
Com essas ferramentas essenciais, você vai ser capaz de estruturar sua estratégia digital de maneira profissional e efetiva.
Ah! É importante ter em mente que todas as ferramentas apresentadas devem ser implementadas de maneira sistemática e integrada.
Caso contrário, pode ser que elas não tenham efeito prático ou ainda gerem perda de tempo e dinheiro.
Bora lá conhecer melhor como fazer um bom marketing jurídico digital!
O site é a ferramenta básica! Sem ele, nenhum escritório ou advogado deveria começar sua carreira.
Um bom site marca sua presença no mundo digital e é provável que sejao primeiro contato do cliente com você.
Por isso, vale a pena se debruçar e investir algum tempo e dinheiro pra colocar no ar um site contemporâneo e funcional.
Deixe claro no site seu posicionamento de mercado, seu foco de atuação, a composição da sociedade (se for o caso), estrutura, enfim, toda informação que auxilie o cliente a tomar uma decisão e contratar seus serviços advocatícios.
⚠️ Atenção: Lembre que os equipamentos mudaram, assim como o comportamento do internauta.
Hoje em dia dá pra acessar a internet via celular, tablet, TV e até pelo computador.
Isso significa que seu site precisa ser responsivo, ou seja, deve se adequar ao formato de cada dispositivo.
Também é legal ter no site uma área do cliente específica pra que ele possa acessar as informações dos processos que estão sob a tutela do escritório.
Esta iniciativa aproxima o cliente, pois ele vai acessar o site de tempos em tempos pra coletar informações sobre seus processos.
Mas não se engane!
Essa ferramenta não exclui a necessidade de procurar o cliente todo mês pra dar informações sobre o curso do processo.
O site facilita, mas o contato pessoal com o cliente é fundamental.
A melhor forma de começar a trabalhar com conteúdo é iniciar um blog.
O blog é a ferramenta básica pra uma estratégia de marketing de conteúdo (Inbound Marketing).
Você pode se perguntar: Qual a vantagem de meu escritório manter um Blog?
Deixa que eu te conto!
A primeira vantagem é que pesquisas apontam que negócios que possuem blogs geram 67% mais leads que as aqueles que não possuem.
Por si só, esse já é um bom motivo, pois você vai ter maiores chances de ser encontrado por um cliente.
Mas, além disso, o blog é uma ferramenta excelente pra educar o seu cliente!
Olha só esse exemplo:
Um cliente te procura pra “impetrar um Mandado de Segurança”, usando exatamente essas palavras.
Acontece que, antes de procurar o escritório, esse cliente buscou no Google a melhor solução para o problema e descobriu que um MS.
Se você seguir a lógica do cliente, seus honorários vão ser baixíssimos!
Mas como bom conhecedor e profissional do Direito, você sabe que não é assim que funciona.
E é aí que entra o seu blog!
Ter um blog vinculado ao site é a opção perfeita pra expor os posicionamentos do seu escritório, atrair e educar clientes.
Só que tem um porém!
Como toda e qualquer ferramenta, ela deve ser usada com frequência pra não enferrujar.
Daí, talvez tenha uma pergunta passando pela sua cabeça agora:
Qual seria a frequência ideal pra atualizar um blog?
Bom, uma atualização quinzenal do blog é a frequência mínima recomendada pra manter ele atualizado e atrair seguidores.
Olha só outro dado interessante: 37% dos profissionais de marketing afirmam que blogs são o formato mais valioso em uma estratégia de marketing de conteúdo.
Um dos do mundo digital é a geração de conteúdo específico, frequente e pertinente aos interesses da audiência.
Então, crie conteúdos sólidos, com riqueza de detalhes, cative a audiência dos visitantes do seu site, que podem se tornar seus clientes.
Dessa forma, essa ferramenta vai te ajudar a construir na mente do seu cliente uma reputação sólida pra sua marca pessoal e para o seu escritório, uma imagem de autoridade no assunto.
Isso vai refletir em uma possível contratação e vai influenciar de forma positiva na hora de estabelecer os honorários a serem pagos.
Tanto é verdade que 60% dos consumidores se sentem mais confiantes a respeito de uma empresa depois de ler conteúdos personalizados em seu site/blog.
Ah! Um último ponto importante pra ter em mente quando for escrever no seu blog é que o Google privilegia artigos com mais de 2000 palavras em suas buscas, posicionando eles nas primeiras páginas.
Por outro lado, você precisa conhecer o perfil do seu cliente e se ele é atraído por textos mais longos ou mais curtos pra adequar a sua produção intelectual ao perfil da sua audiência.
Ou seja, produza conteúdos que sejam do interesse do seu cliente e do “interesse” dos robôs do Google também. 😉
Tudo certo até aqui?
Então bora conhecer a próxima ferramenta: o e-mail marketing!
Esta é uma estratégia matadora de marketing jurídico digital, que possui uma abordagem bem clara que você vai conhecer agora!
Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente que vai atuar sob a autorização do cliente, ou seja, todo e qualquer material será enviado pra uma lista de e-mails de pessoas que autorizaram o envio.
Mas como receber essa autorização?
Muito simples! Insira algumas caixas pra cadastro em destaque em lugares estratégicos do seu site/blog, de forma que o leitor se inscreva e receba todas as atualizações.
Essas caixas em destaque devem ser posicionadas no topo da página principal, no início e no final de cada artigo, nas barras laterais de seu site/blog, sempre respeitando o design do canal.
Além de capturar e-mails em seu site/blog, use as redes sociais pra conseguir endereços de e-mail e autorizações, criando pretextos pra que seus seguidores forneçam essas informações.
Você pode também solicitar que seus atuais seguidores compartilhem seus artigos com amigos.
Esse trabalho “boca a boca” vai auxiliar na divulgação de seus canais e em novos contatos de e-mail.
Por fim, mas não menos importante, você pode usar “iscas” pra atrair público para os seus canais virtuais, como e-books, webinários, vídeos restritos, entre outros materiais que motivem as pessoas a dar a permissão pra receber mensagens suas.
E por falar em redes sociais, chegou a vez delas!
As redes sociais devem ser tratadas como suporte ao seu site/blog.
Aqui, vamos abordar só as principais e mais frequentadas, pra dar um panorama de como usar elas de forma profissional.
Em primeiro lugar, você deve ter o cuidado de criar uma página para o seu escritório e não um perfil pessoal.
É através das redes sociais que você vai divulgar seus textos pra pessoas de fora do seu círculo de influência, então, cuidado pra transmitir uma imagem profissional.
Se você produzir um artigo memorável, é bem provável que seus amigos compartilhem com outras pessoas e sua produção se espalhe.
Aqui, vale destacar algumas dicas importantes: não publique todo o seu texto no Facebook.
Insira uma foto instigante e curiosa relacionada ao tema do artigo, o título, o primeiro parágrafo e um link do seu blog com uma “chamada pra ação”, um convite pra pessoa ler todo o artigo no site/blog.
O LinkedIn é uma rede social voltada pra profissionais.
Ela tem sido muito usada por recrutadores e pessoas em busca de oportunidades de emprego.
Aqui também, crie uma página do seu escritório e tenha o cuidado de se apresentar de maneira profissional.
No LinkedIn, assim como no Facebook, existe uma linha do tempo com as publicações de seus amigos.
Aplique a mesma estratégia usada no Facebook, publique seu post de forma parcial e redirecione a pessoa pra concluir a leitura em seu site/blog.
No LinkedIn, você pode colocar mais alguns parágrafos além do primeiro, pois o comportamento das pessoas nesta rede social é diferente.
Ah! Pega essa dica: esse é um excelente local pra atrair talentos para o seu escritório, viu?
Ter um canal no YouTube pode ser muito interessante e um diferencial importante, desde que exista um cuidado na criação do conteúdo.
Pesquisas indicam que publicações em vídeo atraem 3x mais audiência e links para o site/blog de origem, então, essa é uma belíssima estratégia para o seu escritório.
⚠️Atenção: Mesmo que seja uma estratégia vencedora, não basta ligar uma câmera, sentar numa poltrona e sair falando.
Muito pelo contrário!
Olha só essas dicas pra você se posicionar diante das câmeras:
Faça um roteiro do que pretende falar, estude, faça alguns testes diante da câmera e fale de forma natural, movimente seus braços e cabeça pra não parecer um robô. 🤖
O objetivo do vídeo é a entrega de conteúdo relevante à sua audiência, então, construa um tema que seja interessante para o seu cliente.
Ao final do vídeo, faça o convite pra visitar seu site/blog e ler um texto relacionado ao tema do vídeo.
Ah! Não esqueça de colocar as informações relevantes e uma chamada pra ação com link na descrição! Isso vai ajudar nas buscas do Google.
E por falar em buscas… vem comigo!
Vamos sair da seara das redes sociais pra entrar em um tema super importante para o marketing digital: o SEO (Search Engine Optimizaton).
O SEO nada mais é do que a otimização de sites para os mecanismos de busca.
Isso porque sua presença virtual deve ser encontrada com facilidade na internet.
Seu site/blog, Facebook, LinkedIn, canal no Youtube e qualquer conteúdo que você ou seu escritório compartilharem vai contribuir pra uma maior exposição na web.
E o mais incrível é que você pode influenciar os resultados de pesquisa do Google!
Pois é! Existe uma série de aspectos levados em conta pelos mecanismos de busca pra posicionar um link nas primeiras páginas. Um dos mais importantes é o conteúdo.
Para os mecanismos de busca, é fundamental indexar conteúdos de qualidade, já que a credibilidade destes mecanismos de busca é construída sobre o conteúdo gerado na internet pelas pessoas.
⭐Dica de ouro: Publique muitos artigos com conteúdo relevante, assim você vai influenciar os resultados nas buscas e ser ranqueado de forma orgânica na primeira página destes mecanismos.
Sites corporativos com blogs têm 434% mais páginas indexadas e 87% mais links indexados nos buscadores!
Não dá pra desperdiçar uma oportunidade dessa, não acha?!
Além da busca orgânica, existe a possibilidade de você expor a sua Marca Jurídica nos mecanismos de busca através de links patrocinados.
No caso do Google, é o Google Ads.
Você pode criar uma conta e listar uma série de palavras-chave relacionadas ao seu escritório, nome, áreas de atuação etc.
Daí, cada vez que alguém fizer uma busca por essas palavras, seu link vai aparecer nas primeiras colocações, mas como patrocinado.
Caso o usuário clique no anúncio, você será cobrado.
⚠️Atenção: Existem ferramentas que auxiliam na identificação das palavras mais buscadas pelos usuários da internet.
Então, nada de tentar adivinhar e investir dinheiro em palavras aleatórias. Procure um profissional que possa te auxiliar nessa estratégia. 😉
Prontinho! Agora você conhece ferramentas poderosas que vão te ajudar a fazer um bom marketing jurídico digital.
Existem vários canais de relacionamento e outras redes sociais, mas aqui você viu os mais conhecidos e as formas mais efetivas usadas nos dias de hoje.
Mas você deve estar se perguntado:
Em qual dessas opções eu devo investir meu tempo?
Bom, o ideal é fazer todas, mas se você decidir optar por uma ou algumas delas, faça com empenho, de forma sistemática e com muito profissionalismo.
Caso contrário, você terá desperdiçado o seu tempo e não terá nenhum resultado positivo. ☹️
No próximo tópico você vai ver mais algumas dicas de como produzir o seu conteúdo jurídico. Chega mais!
Pra uma estratégia de marketing jurídico digital ser bem sucedida, existem 3 passos que você deve seguir, dá uma espiadinha:
Vem entender cada um deles agora!
Não existe segredo: pra impactar seus clientes de forma positiva, você vai ter que produzir conteúdos acima da média.
Entregue mais, faça a diferença, mostre seu domínio sobre o assunto, produza com uma qualidade que o diferencie da infinidade de coisas disponíveis na internet.
É muito comum que os clientes não saibam o básico sobre Direito.
Por isso, é essencial escrever posts com orientações jurídicas básicas pra que seu cliente entenda o que ele precisa.
Alavanque o conteúdo produzido!
Publique nas redes sociais e direcione o público pro seu site/blog.
Produzir conteúdo sem fazer com que ele chegue às pessoas alvo é perda de tempo e uma clara demonstração de falta de estratégia.
Então, promova o seu conteúdo nas redes sociais, em sites de conteúdo (jornais, revistas, blogs etc.) pra atingir o seu público.
Tenha o seu próprio blog ou site, em que você tem total liberdade de publicação, com o objetivo de captar a atenção de novos contatos, impactar as pessoas e cultivar um relacionamento de longo prazo.
O marketing jurídico digital está em alta há alguns anos e tende a crescer ainda mais!
E agora você já sabe como fazer isso, não é mesmo?
Afinal, aqui você viu que usar as estratégias e ferramentas certas pode alavancar sua carreira e construir uma reputação e uma marca jurídica de impacto que gere grandes resultados.
Pra finalizar, lembre de fugir de qualquer ação de marketing em desacordo com as normas estabelecidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB e do Provimento 94.
O Marketing Jurídico é aquele realizado de maneira ética e respeitando as diretrizes estabelecidas pela regulamentação da profissão do advogado.
O foco sempre deve ser a disseminação de conteúdo de alto nível, por meio das melhores ferramentas que estão à disposição do advogado.
Ao entregar informações relevantes ao mercado, você desenvolve sua reputação e consolida sua Marca Jurídica.
Com tudo isso, só vai faltar um software de cálculos poderoso onde você tem também treinamentos, cursos, banco de petições, suporte e muito mais!
Mas e aí, gostou de aprender mais sobre o tema?
Se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários.
Até a próxima!
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