Calculadoras de Amortização: Price, SAC, SACRE e MEJS/MAJS

Após realizar o cálculo é possível encontrar abusos ou irregularidades no contrato firmado com o banco, porém é muito importante buscar um advogado especialista para calcular essa revisão de empréstimo ou financiamento.

O Cálculo Jurídico é um software online de cálculos para advogados que disponibiliza essas calculadoras grátis, mas também tem um software por assinatura que permite calcular revisões mais completas, com diversos parâmetros, fundamentações e com um relatório completo para anexar nas petições.

Veja as principais características de cada método de amortização e se quiser se aprofundar mais é só consultar o Blog do CJ:

Tabela Price (ou Sistema Francês de Amortização)

A Tabela Price é o método mais utilizado pelas instituições financeiras e o que mais atrai o consumidor. Isso porque a caratetística mais forte na price é que todas as parcelas são iguais (fixas) e sucessivas.

Com isso muitos clientes assinam esse tipo de contrato por saber que vai conseguir pagar a dívida, sem prestar muita atenção na real taxa de juros aplicada que, em alguns casos, é bem dificil encontrar.

Para encontrar o valor dos juros e da amortização em cada mês a seguinte fórmula é aplicada:

valor_parcela = valor_presente_do_debito / ( 1 - (1 + taxa_juros)^(-num_parcelas) )

Você também pode usar esta esta calculadora para encontrar o valor da prestação a partir dos juros e vice-versa.

Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante)

No SAC a amortização é sempre constante.

A parcela de amortização é o valor que você realmente abate do montante da dívida.

Veja na tabela acima que os valores da coluna "amortização" são todos iguais e as parcelas são váriavés e descrecentes.

Esse método muitas vezes é mais justo que o método Price, porque fica evidente a taxa de juros que está sendo cobrada pelo banco.

Tabela SACRE (Sistema de Amortização Crescente)

O SACRE é uma verdadeira mistura do SAC e da PRICE.

O objetivo desse sistema é um só: permitir uma maior amortização da dívida.

Tanto é assim que não é difícil perceber as seguintes características no SACRE: parcela variável e decrescente a cada 12 meses, saldo devedor recalculado a cada 12 meses e parcela de amortização crescente.

Veja que aqui a parcela de amortização não é constante e sim crescente, o que permite que nesse sistema de amortização a dívida seja paga de forma mais rápida do que nos outros métodos.

O Cálculo Jurídico é o App de Cálculos para Advogados de Sucesso. Faça um teste agora e elimine a dor de cabeça dos cálculos para focar nas partes do processo que vão te dar mais dinheiro.