Simulação de aposentadoria para servidor público estadual de SP

Faça a simulação de aposentadoria do servidor público estadual de SP. Entenda as regras, requisitos e saiba quanto tempo falta para se aposentar.

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A simulação de aposentadoria para servidor público estadual em SP é uma tarefa que coloca você e a sua advocacia em um nicho muito interessante, repleto de oportunidades.

O motivo?

Conforme dados da própria Secretaria da Fazenda, existem mais de 1.1 milhão de funcionários públicos na administração paulista, suas autarquias, fundações e empresas públicas.

Desse total, a grande maioria está vinculada ao Regime Próprio de Previdência, a SPPREV (São Paulo Previdência).

Em algum momento, essas pessoas vão se aposentar e devem procurar o melhor cenário possível para receber os seus benefícios.

É aí que você entra! 😎

A simulação da aposentadoria do servidor público estadual é fundamental, já que o benefício é cercado de regras específicas, que variam conforme as datas de ingresso e as alterações da Reforma da Previdência Paulista.

Dominar isso tudo é um diferencial, um destaque que o seu escritório pode conquistar para fechar bons contratos e garantir excelentes honorários.

O CJ pensou nisso e para ajudar você, hoje, entrega esse guia completo sobre o assunto, com todos os detalhes relevantes no tema.

Olha só tudo o que você vai ver aqui:

  • Como calcular a aposentadoria do servidor público estadual?
  • Como simular aposentadoria do servidor público estadual de SP?
  • Como ficou a aposentadoria dos servidores do estado de São Paulo e quando um servidor público estadual pode se aposentar?
  • Quais são os requisitos para aposentadoria do servidor público estadual de SP?
  • Quais são os benefícios de usar a simulação da aposentadoria do servidor público estadual de SP e qual é o valor da aposentadoria de um funcionário público?
  • E muito mais!

Com tudo isso só vai faltar um software que te ajuda a fazer todos os cálculos previdenciários, inclusive os de RPPS do estado de São Paulo:


Gostei, quero começar o teste agora

Então, vem comigo!

Como calcular a aposentadoria do servidor público estadual?

O cálculo e a simulação da aposentadoria para servidor público estadual de SP deve levar em conta alguns fatores fundamentais, como:

  • idade do funcionário público;
  • tempo de contribuição;
  • tempo no cargo;
  • tempo na carreira;
  • data do ingresso no serviço público estadual;
  • regras aplicáveis de pontos ou pedágio, se for o caso.

É a combinação desses requisitos que leva ao cálculo do momento e do valor da aposentadoria no RPPS paulista. 🤓

A grande questão é que, com a Reforma da Previdência Estadual promovida pela Lei Complementar nº 1.354/2020, muita coisa mudou.

A data de ingresso no serviço público pode fazer um funcionário que estava próximo da aposentadoria ter que passar por uma regra de transição nada vantajosa.

Pior: pode ser que a pessoa sequer consiga aproveitar essa norma transitória e tenha que se aposentar quase como se tivesse ingressado no cargo depois da Reforma estadual.

Além disso, cada cargo, carreira, dia de contribuição e remuneração influencia no cálculo final.

Isso porque a situação pode ser alterada e não só o momento da aposentadoria, como o seu valor, podem sofrer impactos profundos com a mínima mudança.

É por esse motivo que a simulação de aposentadoria para servidor público estadual de SP pode alavancar tanto o seu escritório.

Ela permite a visualização e projeção desses cenários da melhor forma possível!

E ferramentas de cálculo específicas para o RPPS ajudam nessa tarefa, já que reúnem as informações e dados necessários para calcular.

O software completo de cálculos previdenciários do CJ faz tudo isso, e ainda gera relatórios com os resultados, para você mostrar para o cliente e anexar nas suas petições.

Inclusive, vem ver como simular a aposentadoria dos servidores públicos estaduais de SP com o programa do Cálculo Jurídico!

Como simular aposentadoria do servidor público estadual de SP?

A simulação de aposentadoria para servidor público estadual de SP é um serviço que não deve ser feito em planilhas manuais ou nem mesmo no papel e caneta.

Como a tarefa envolve vários cálculos específicos, regras de antes e depois da Reforma, além da transição, e tudo o que você acabou de ver no último tópico, uma ferramenta é fundamental.

Para isso, você pode contar com o software completo de cálculos previdenciários do CJ! 🤗

Com o programa, calcular tempo de contribuição e proventos (RMI) do cliente servidor do estado de São Paulo vai passar a ser feito em um piscar de olhos.

Olha só como em minutos você consegue fazer o cálculo de aposentadoria do seu cliente.

Acesse o software do CJ e vá até o programa de cálculos previdenciários.

Depois, é só ir até Cálculos, clicar em Novo Cálculo e selecionar o Cálculo de Concessão/Planejamento Previdenciário - RPPS para Estados e Municípios:

Novo calculo de Concessao Planejamento Previdenciário RPPS

Depois, você preenche os dados do seu cliente sobre o:

  • nome do cálculo;
  • data de início de benefício (DIB);
  • regime de previdência;
  • qual RPPS você quer calcular (São Paulo–SP);
  • qual tipo de benefício você deseja (tempo de contribuição, professor, aposentadoria por idade, PCD ou policiais);
  • dados gerais sobre o RPPS (data de ingresso, data da última alteração no cargo, data da última atualização de carreira, remuneração e teto da aposentadoria);
  • outras opções de cálculo.

Configuração Novo calculo de Concessao Planejamento Previdenciário RPPS

Configuração Novo calculo de Concessao Planejamento Previdenciário RPPS

Então, clique em Continuar.

Na sequência, você pode Importar períodos de contribuição ou Adicionar manualmente se desejar.

Então, é só clicar em Resultado para ter:

  • análise por data;
  • análise de requisitos;
  • espécies de benefícios, requisitos e RMI;
  • valor da causa.

Tudo isso e muito mais, para você fazer a simulação de aposentadoria para servidor público estadual de SP em minutos e descobrir qual é a situação da pessoa que contratou os seus serviços.

Olha como fica o resultado em um relatório que você pode inclusive mostrar para o cliente ou anexar em processos administrativos e judiciais:

Relatório calculo de Concessao Planejamento Previdenciário RPPS

Como são muitos cálculos dentro do RPPS, essa é só uma das muitas possibilidades que você tem com o programa.

Inclusive, você pode usar o software para calcular outros Regimes Próprios de estados ou municípios diversos e até fazer o Planejamento Previdenciário dos seus clientes.

Tudo conforme normas atualizadas e regras corretas.

Aliás, vem descobrir como ficou a aposentadoria dos servidores do estado de São Paulo depois de todas essas alterações recentes!

Como ficou a aposentadoria dos servidores do estado de São Paulo?

Aconteceram mudanças significativas nos benefícios previdenciários dos funcionários públicos paulistas, e as aposentadorias foram atingidas pelas alterações.

Hoje, existem diferentes tipos de aposentadoria disponíveis para servidores públicos do Estado de São Paulo.

O mais importante é saber que existem as regras de antes da reforma, depois dela, e também as regras de transição.

Olha só! 👇

Regras anteriores à Reforma

As regras anteriores à Reforma Previdenciária se aplicam a quem já tinha cumprido os requisitos antes da promulgação da reforma local.

Isso significa que elas são as chamadas regras de direito adquirido, para proteger aqueles que já poderiam receber benefícios no momento da mudança na legislação.

Por esse motivo, essas regras valem para os servidores que tinham atingido todas as exigências para aposentadorias até o dia 07/03/2020.

Essa é a data da promulgação da Lei Complementar nº 1.354/2020, a Reforma da Previdência paulista. 🗓️

Como nesses casos é aplicado o direito adquirido, é necessário verificar quais eram os requisitos e condições da época em que o servidor cumpriu as regras do benefício.

Inclusive quanto a integralidade (valor da renda mensal inicial igual ao último pagamento na ativa) e paridade (reajustes da mesma forma que os servidores ativos).

As exigências mudaram bastante ao longo do tempo, mas costumam envolver tempo de contribuição, de serviço público, no cargo e, em alguns casos, idade mínima.

Acontece que isso mudou com a Reforma!

Regras posteriores à Reforma

As regras depois da Reforma são as que entraram em vigor com a Lei Complementar nº 1.354/2020.

Elas se aplicam a quem ingressou no sistema previdenciário depois da alteração ou ainda não atendeu aos critérios sob as regras antigas.

Existem, nesses casos, regras definitivas para os novos servidores e regras de transição para os que já estavam no serviço público.

Por falar nisso, vem dar uma olhada em como essas últimas funcionam!

Regras de transição

As regras de transição são para os servidores que já contribuíram antes da data da Reforma, mas ainda não tinham o direito adquirido. ❌

Essas exigências para a aposentadoria no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado de São Paulo variam de acordo com:

  • a categoria do servidor;
  • o tempo de serviço público;
  • as datas de ingresso no serviço público;
  • a data do cumprimento dos requisitos da aposentadoria;
  • o pedágio;
  • os pontos;
  • o tempo de contribuição total.

Isso já mostra que a simulação de aposentadoria do servidor público estadual de SP é muito relevante para a advocacia e para os clientes.

Ela permite, entre outros pontos, descobrir quando um servidor público pode se aposentar tanto na regra de transição como nas definitivas, de antes ou depois da Reforma.

Vem ver!

Quando um servidor público estadual pode se aposentar?

O servidor público estadual de São Paulo pode se aposentar quando cumprir os requisitos para o benefício, conforme está previsto nas leis sobre o tema. ✅

Hoje, com a Reforma da Previdência paulista de 2020, existem 3 grandes situações e modalidades: a aposentadoria voluntária, nas regras de transição e compulsória.

Vale a pena conferir mais detalhes sobre cada uma delas!

Aposentadoria Voluntária

A aposentadoria voluntária é a modalidade em que o servidor público paulista escolhe se aposentar quando preencher todas as exigências legais.

Olha a tabela com os requisitos para esse tipo de benefício depois da Reforma:

  HOMEM MULHER
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 25 anos 25 anos
IDADE MÍNIMA 65 anos 62 anos
TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO 10 anos 10 anos
TEMPO DE CARGO 5 anos 5 anos

No caso dos professores, as exigências são estas:

  HOMEM MULHER
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 25 anos 25 anos
IDADE MÍNIMA 60 anos 57 anos
TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO 10 anos 10 anos
TEMPO DE CARGO 5 anos 5 anos

Importante mencionar que a aposentadoria voluntária tem esse nome por não obrigar o servidor a se aposentar ao atingir a idade mínima ou os requisitos.

Existe a opção por seguir ou não no cargo e nas funções. 😉

Aliás, dá para notar que a idade mínima é um pouco alta, o que pode prejudicar em especial quem já estava no serviço público no momento da Reforma da Previdência paulista.

Por esse motivo, vem descobrir como é a aposentadoria nas regras de transição!

Aposentadoria na Regra de Transição por Pontos e Idade mínima

Na aposentadoria por pontos e idade mínima, além de atingir a idade mínima, o servidor precisa somar idade com o tempo de contribuição para dar um determinado número de pontos.

Para receber essa aposentadoria, o seu cliente precisa cumprir os requisitos de:

  • data de ingresso no serviço público;
  • idade mínima;
  • tempo mínimo (de contribuição, serviço público e cargo);
  • determinado número de pontos, que aumenta a cada ano.

Outra coisa que você precisa prestar atenção é na data de ingresso no serviço público, para ver se seu cliente tem direito à paridade e integralidade.

Olha estas tabelas para ajudar a ver como esses benefícios funcionam e suas exigências:

COM INTEGRALIDADE E PARIDADE HOMEM MULHER
DATA MÁXIMA DE INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO 31/12/2003 31/12/2003
IDADE MÍNIMA 65 anos 62 anos
PONTOS 96 pontos + 1 ponto por ano a partir de 2020 86 pontos + 1 ponto por ano a partir de 2020
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 35 anos 30 anos
TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO 20 anos 20 anos
TEMPO DE CARGO 5 anos 5 anos
COM INTEGRALIDADE E PARIDADE SE PROFESSOR HOMEM MULHER
DATA MÁXIMA DE INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO 31/12/2003 31/12/2003
IDADE MÍNIMA 60 anos 57 anos
PONTOS 91 pontos + 1 ponto por ano a partir de 2020 81 pontos + 1 ponto por ano a partir de 2020
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 30 anos 25 anos
TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO 20 anos 20 anos
TEMPO DE CARGO 5 anos 5 anos
SEM INTEGRALIDADE E PARIDADE HOMEM MULHER
DATA DE INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO Entre 31/12/2003 e 07/03/2020 Entre 31/12/2003 e 07/03/2020
IDADE MÍNIMA 61 anos 56 anos
PONTOS 96 pontos + 1 ponto por ano a partir de 2020 86 pontos + 1 ponto por ano a partir de 2020
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 35 anos 30 anos
TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO 20 anos 20 anos
TEMPO DE CARGO 5 anos 5 anos
SEM INTEGRALIDADE E PARIDADE SE PROFESSOR HOMEM MULHER
DATA DE INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO Entre 31/12/2003 e 07/03/2020 Entre 31/12/2003 e 07/03/2020
IDADE MÍNIMA 60 anos 57 anos
PONTOS 91 pontos + 1 ponto por ano a partir de 2020 81 pontos + 1 ponto por ano a partir de 2020
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 30 anos 25 anos
TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO 20 anos 20 anos
TEMPO DE CARGO 5 anos 5 anos

E ainda tem a modalidade com pedágio de 100% nas regras de transição! 😁

Aposentadoria na Regra de Transição com Idade mínima e Pedágio de 100%

Outra regra de transição para a aposentadoria do servidor do RPPS de São Paulo é a regra do pedágio 100% com idade mínima.

Nela, além do tempo de contribuição mínimo, o seu cliente também precisa cumprir um pedágio de 100% sobre o tempo que faltava para se aposentar na data em que a Reforma entrou em vigor.

Ou seja, esse pedágio de 100% corresponde ao dobro do tempo que faltava para se aposentar na data da Reforma. 🗓️

Vale a pena lembrar que, a depender da data de ingresso no serviço público, é possível que seu cliente receba a aposentadoria com integralidade e paridade.

Ah! Também é necessário ter atingido uma idade mínima, tempo mínimo de serviço e cargo.

Espia só como ficaram essas informações nas tabelas:

COM INTEGRALIDADE E PARIDADE HOMEM MULHER
DATA MÁXIMA DE INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO 31/12/2003 31/12/2003
IDADE MÍNIMA 60 anos 57 anos
PEDÁGIO 100% do tempo de contribuição que faltava pra alcançar 35 anos de contribuição 100% do tempo de contribuição que faltava pra alcançar 30 anos de contribuição
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 35 anos 30 anos
TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO 20 anos 20 anos
TEMPO DE CARGO 5 anos 5 anos
COM INTEGRALIDADE E PARIDADE SE PROFESSOR HOMEM MULHER
DATA MÁXIMA DE INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO 31/12/2003 31/12/2003
IDADE MÍNIMA 55 anos 52 anos
PEDÁGIO 100% do tempo de contribuição que faltava pra alcançar 30 anos de contribuição 100% do tempo de contribuição que faltava pra alcançar 25 anos de contribuição
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 30 anos 25 anos
TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO 20 anos 20 anos
TEMPO DE CARGO 5 anos 5 anos
SEM INTEGRALIDADE E PARIDADE HOMEM MULHER
DATA DE INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO Entre 13/11/2019 e 31/12/2003 Entre 13/11/2019 e 31/12/2003
IDADE MÍNIMA 60 anos 57 anos
PEDÁGIO 100% do tempo de contribuição que faltava pra alcançar 35 anos de contribuição 100% do tempo de contribuição que faltava pra alcançar 30 anos de contribuição
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 35 anos 30 anos
TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO 20 anos 20 anos
TEMPO DE CARGO 5 anos 5 anos
SEM INTEGRALIDADE E PARIDADE SE PROFESSOR HOMEM MULHER
DATA DE INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO Entre 13/11/2019 e 31/12/2003 Entre 13/11/2019 e 31/12/2003
IDADE MÍNIMA 55 anos 52 anos
PEDÁGIO 100% do tempo de contribuição que faltava pra alcançar 30 anos de contribuição 100% do tempo de contribuição que faltava pra alcançar 25 anos de contribuição
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 30 anos 25 anos
TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO 20 anos 20 anos
TEMPO DE CARGO 5 anos 5 anos

Agora, tem uma situação em que o servidor não tem escolha: é preciso se aposentar sem opção.

Olha só!

Aposentadoria Compulsória

A aposentadoria compulsória segue prevista na Lei Complementar nº 1.354/2020 e obriga os servidores públicos do estado de São Paulo a se aposentarem ao atingir 75 anos de idade.

Não tem como escapar, seja homem ou mulher, o funcionário público no RPPS paulista deve parar de trabalhar com essa idade. ⚠️

Agora, vem ver os requisitos para cada uma das espécies de aposentadoria na SPPREV!

Quais são os requisitos para aposentadoria do servidor público estadual de SP?

Hoje, os requisitos para aposentadoria voluntária do servidor público estadual de São Paulo que ingressou depois da Reforma da Previdência paulista são:

  • tempo de contribuição de 25 anos para homens e mulheres;
  • idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres;
  • tempo de serviço público de no mínimo 10 anos;
  • tempo de cargo público de no mínimo 5 anos.

Já no caso de professores, as regras são um pouquinho diferentes para os ingressantes no serviço público depois da mudança:

  • tempo de contribuição de 25 anos para homens e mulheres;
  • idade mínima de 60 anos para homens e 57 anos para mulheres;
  • tempo de serviço público de no mínimo 10 anos;
  • tempo de cargo público de no mínimo 5 anos.

Para quem já contribuía e estava no serviço público antes da Reforma, é possível se enquadrar nas regras de transição. 👇

Requisitos da regra de transição por pontos e idade mínima

Nesse caso, para a aposentadoria por pontos e idade mínima, as exigências para o caso de servidores que desejam integralidade e paridade são:

  • data máxima de entrada no serviço público até 31/12/2003;
  • tempo de contribuição de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres;
  • idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres;
  • tempo de serviço público de no mínimo 20 anos;
  • tempo de cargo público de no mínimo 5 anos;
  • 96 pontos para os homens e 86 pontos para as mulheres, mais 1 ponto a partir de 2020.

A integralidade e paridade nessa modalidade, para o caso dos professores, também é diferente:

  • data máxima de entrada no serviço público até 31/12/2003;
  • tempo de contribuição de 30 anos para homens e 25 anos para mulheres;
  • idade mínima de 60 anos para homens e 57 anos para mulheres;
  • tempo de serviço público de no mínimo 20 anos;
  • tempo de cargo público de no mínimo 5 anos;
  • 91 pontos para homens e 81 pontos para mulheres, mais 1 ponto a partir de 2020.

Sem a integralidade e paridade, os requisitos para os servidores em geral são:

  • data de entrada no serviço público entre 31/12/2003 e 07/03/2020;
  • tempo de contribuição de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres;
  • idade mínima de 61 anos para homens e 56 anos para mulheres;
  • tempo de serviço público de no mínimo 20 anos;
  • tempo de cargo público de no mínimo 5 anos;
  • 96 pontos para os homens e 86 pontos para as mulheres, mais 1 ponto a partir de 2020.

Para os cenários em que a pessoa não quer integralidade e paridade e é professor, as exigências são essas aqui:

  • data de entrada no serviço público entre 31/12/2003 e 07/03/2020;
  • tempo de contribuição de 30 anos para homens e 25 anos para mulheres;
  • idade mínima de 60 anos para homens e 57 anos para mulheres;
  • tempo de serviço público de no mínimo 20 anos;
  • tempo de cargo público de no mínimo 5 anos;
  • 91 pontos para homens e 81 pontos para mulheres, mais 1 ponto a partir de 2020.

Existe ainda a possibilidade da aposentadoria na regra de transição com idade mínima e pedágio de 100%. 😉

Requisitos da regra de transição por idade mínima e pedágio de 100%

Para a modalidade que inclui a idade mínima e o cumprimento do período que faltava para se aposentar em dobro, os requisitos para servidores que desejam integralidade e paridade são:

  • data máxima de entrada no serviço público em 31/12/2003;
  • idade mínima de 60 anos para homens e 57 anos para mulheres;
  • pedágio de 100% do tempo de contribuição que faltava para alcançar 35 anos de tempo de contribuição para homens e 30 anos para as mulheres;
  • tempo de contribuição mínimo de 35 anos para os homens e 30 para as mulheres;
  • 20 anos de serviço público;
  • 5 anos no cargo.

Para os professores que desejam integralidade e paridade nessas regras com pedágio, as exigências são:

  • data máxima de entrada no serviço público em 31/12/2003;
  • idade mínima de 55 anos para homens e 52 anos para mulheres;
  • pedágio de 100% do tempo de contribuição que faltava para alcançar 30 anos de tempo de contribuição para homens e 25 anos para as mulheres;
  • tempo de contribuição mínimo de 30 anos para os homens e 25 para as mulheres;
  • 20 anos de serviço público;
  • 5 anos no cargo.

Sem a integralidade e paridade, na regra de transição com pedágio de 100%, os requisitos são:

  • data máxima de entrada no serviço público em 31/12/2003;
  • idade mínima de 60 anos para homens e 57 anos para mulheres;
  • pedágio de 100% do tempo de contribuição que faltava para alcançar 35 anos de tempo de contribuição para homens e 30 anos para as mulheres;
  • tempo de contribuição mínimo de 35 anos para os homens e 30 para as mulheres;
  • 20 anos de serviço público;
  • 5 anos no cargo.

E, para o caso de professores que queiram se aposentar sem integralidade e paridade na regra com pedágio de 100%, essas são as exigências:

  • data máxima de entrada no serviço público em 31/12/2003;
  • idade mínima de 55 anos para homens e 52 anos para mulheres;
  • pedágio de 100% do tempo de contribuição que faltava para alcançar 30 anos de tempo de contribuição para homens e 25 anos para as mulheres;
  • tempo de contribuição mínimo de 30 anos para os homens e 25 para as mulheres;
  • 20 anos de serviço público;
  • 5 anos no cargo.

Não se esqueça ainda que a aposentadoria compulsória segue sendo aos 75 anos de idade, para ambos os sexos.

Agora, vem descobrir os benefícios da simulação de aposentadoria para servidor público estadual de SP! 🤗

Quais são os benefícios de usar a simulação da aposentadoria do servidor público estadual de SP?

O nicho de clientes que pode ser atendido com a simulação de aposentadoria para servidor público estadual de SP é muito grande. 🤩

Como você já viu, são mais de 1 milhão de funcionários públicos estaduais que podem buscar seus serviços para aposentadorias, planejamentos e revisões.

E conseguir simular esses casos é um recurso indispensável para o seu escritório, já que agiliza os atendimentos, aumenta a produtividade de análises e impressiona clientes.

Com uma simulação bem feita com o auxílio de um programa de cálculos como o do CJ, você consegue organizar dados, informações e valores com segurança, clareza e planejamento.

Então, confira só alguns dos principais benefícios práticos das simulações para a sua advocacia!

Benefício 1 - Planejamento financeiro antecipado dos clientes

É possível fazer um planejamento financeiro antecipado da situação dos clientes com a simulação de aposentadoria para servidor público estadual de SP.

Ao simular o benefício, você consegue projetar quanto a pessoa vai receber de proventos e comparar com a remuneração atual ou a média das recebidas antes.

Essa análise ajuda a mostrar se vai acontecer uma queda de rendimentos, a manutenção ou o acréscimo dos valores em geral.

Assim, dá para pensar em alternativas se for necessário, como a previdência complementar ou investimentos extras.

Outro ponto que não pode ficar de fora é a possibilidade de antecipar possíveis compras, vendas ou ajustes no padrão de vida.

Afinal, saber o possível valor da aposentadoria com segurança permite ao servidor público se organizar, quitar dívidas, economizar e já se preparar para a próxima fase na vida.

E tem outras vantagens! 🥳

Benefício 2 - Escolha da regra mais vantajosa

É muito comum encontrar clientes que têm direito a se aposentar em mais de uma regra entre as disponíveis, e a simulação ajuda a escolher qual é a mais vantajosa.

Em especial com as diferentes regras de transição da Reforma da Previdência paulista e as novas regras definitivas, cada servidor pode se enquadrar em cenários bem diferentes.

Ao simular, você visualiza com clareza e segurança qual regra é a mais benéfica.

Mas cuidado! ⚠️

É interessante apresentar para o cliente todas as possibilidades, já que existem diferentes vantagens e desvantagens.

Por exemplo, algumas modalidades de aposentadoria podem ser mais rápidas, mas com valor menor, enquanto outras demoram mais, mas são de quantias mais altas.

Cada pessoa sabe o que é melhor para si, e cabe a você apresentar as possibilidades com os prós e contras.

Olha só um possível exemplo prático!

A Dona Sandra vai até o seu escritório e, com a simulação de aposentadoria para servidor público estadual de SP, você descobre que ela tem 2 opções.

A 1ª é se aposentar na regra de transição por pontos e pedágio de 100% em poucos meses, mas sem paridade, com um valor menor.

Já a 2ª é mais demorada, ainda vai levar alguns anos, mas é pela regra de transição por pontos e idade, com a possibilidade de paridade e uma renda mensal mais interessante.

E ainda tem mais benefícios!

Benefício 3 - Identificação de lacunas e problemas

Um problema bem recorrente com servidores mais antigos é que os períodos mais remotos são registrados em arquivos e documentos físicos, sem a correta digitalização.

Isso leva a problemas como lacunas contributivas, falta de datas e valores errados. 🤯

E muitos servidores só descobrem essas dores de cabeça na hora do pedido de aposentadoria.

Já com a simulação de aposentadoria para servidor público estadual de SP, você pode verificar tudo isso de forma antecipada!

Ao simular, você nota se há períodos sem recolhimento reconhecido, com valores abaixo do que deveriam estar ou problemas de registro.

Assim, dá tempo de consertar os equívocos e entrar com o pedido de aposentadoria com toda a documentação correta, sem surpresas negativas.

Aliás, a redução de riscos em geral é outro ponto positivo da simulação!

Benefício 4 - Redução de riscos no pedido de aposentadoria

Com dados confiáveis e consistentes, você pode atender melhor o seu cliente e transformar um momento que pode ser bastante tenso em algo protocolar.

Isso porque, se o requerimento de aposentadoria for apoiado em dados consistentes, a SPPREV tem menos razões para questionamentos ou negativas.

Ao chegar com base sólida e fundamentação adequada, você apresenta:

  • documentos corretos;
  • valores averbados;
  • períodos discriminados;
  • regras e requisitos esclarecidos;
  • pedidos de acordo com o direito do servidor.

Isso diminui bastante a chance de problemas como indeferimentos e evita retrabalho com ações judiciais ou recursos administrativos. 🤗

Além disso, a simulação traz bem mais segurança ao mostrar para os clientes e o próprio órgão gestor de Previdência o cumprimento dos requisitos.

A clareza é outra grande vantagem, inclusive!

Benefício 5 - Clareza em prazos e requisitos

A simulação de aposentadoria para servidor público estadual de SP mostra de forma clara quando vai ser possível pedir a aposentadoria, com base em dados como:

  • idade;
  • tempo de contribuição;
  • regras aplicáveis;
  • data de ingresso no serviço público.

Ou seja, em vez de depender de uma estimativa ou cálculos manuais imprecisos, o cliente pode contar com informações sólidas e seguras de um software de cálculo, como o do CJ.

Essa clareza em prazos para se aposentar, metas e valores evita ansiedade desnecessária e traz tranquilidade para os servidores.

Além disso, ajuda no planejamento de gastos e nos próximos passos. 😍

Isso tudo é bom não só para quem vai contratar os seus serviços, mas também para você.

Vem ver o motivo!

Benefício 6 - Apoio estratégico na advocacia

Para o seu escritório, a simulação de aposentadoria para servidor público estadual de SP é uma ferramenta indispensável, que traz apoio estratégico e operacional. ⚖️

Ao transformar casos complicados e dados complexos em relatórios de resultados claros, você ganha tempo, eficiência e autoridade no atendimento aos clientes.

O resultado de uma boa simulação pode ser apresentado direto para a pessoa que contratou os seus serviços, o que agrega valor ao seu trabalho e ajuda na tomada de decisões estratégicas.

Sem contar que também é um grande auxílio em:

  • análises;
  • elaboração de pedidos administrativos;
  • ações judiciais;
  • revisões.

Agora, vem descobrir qual o valor da aposentadoria de um funcionário público!

Qual é o valor da aposentadoria de um funcionário público?

O valor da aposentadoria de um funcionário público paulista depende de uma série de fatores. 🤓

É que depois da Reforma da Previdência do Estado de São Paulo, o cálculo dos proventos de aposentadoria do servidor pode ser calculado de duas formas principais: com e sem a integralidade.

A diferença é que quem optar por não contar com ela vai ter, na maioria das vezes, um prejuízo no valor do benefício.

Enquanto isso, quem cumprir os requisitos pode ter um valor bem mais interessante, já que vai se aposentar com o salário que recebe no cargo efetivo em que for concedida a aposentadoria!

A questão é que muitas vezes a remuneração do servidor público muda ao longo do tempo e vai aumentando com o passar dos anos.

São quinquênios, adicionais e gratificações incorporadas na renda mensal.

Dá uma olhada nas diferenças:

Com direito à integralidade, o valor da aposentadoria será o valor da última remuneração no regime próprio.

Isso inclui a totalidade de vencimentos básicos e exclui verbas transitórias ou indenizatórias.

Em regra, tem direito à integralidade quem ingressou no serviço público até 31/12/2003, mas requisitos adicionais podem ser exigidos

sem direito à integralidade (cálculo da média), o valor da aposentadoria será o cálculo da média aritmética simples (MAS) das remunerações.

Essas contribuições devem passar por atualização monetária, e são correspondentes a 100% do período contributivo.

Esse período vai desde a competência julho de 1994 ou desde a do início da contribuição, se posterior àquela competência.

Algumas espécies de aposentadoria calculadas pela média ainda são multiplicadas por um coeficiente de proporcionalidade.

Esse coeficiente funciona assim: o servidor começa com 60% da média, e ganha mais 2% a cada ano de contribuição que possuir acima de 20 anos de contribuição.

Por exemplo, o servidor com 32 anos de contribuição, terá um coeficiente de 84%.

Isso porque possui 12 anos de contribuição acima dos 20 anos mínimos de contribuição (32 − 20 = 12), então 12 × 2% = 24%.

Assim, o servidor com o cálculo dos proventos de aposentadoria pela média vai receber só esse percentual de 84% de sua média.

Conclusão

Dominar a simulação de aposentadoria para servidor público estadual de SP é um diferencial que a sua advocacia previdenciária pode ter, com alta probabilidade de ganhos.

Conseguir simular os casos dos seus clientes é indispensável para descobrir valores de benefícios, datas e regras mais vantajosas.

Só que muitas surpresas desagradáveis podem aparecer sem a ferramenta certa e as informações corretas.

Ainda bem que com o guia completo que você acabou de conferir aqui no blog do CJ, isso não é mais um problema. 🚀

Afinal, você viu tudo sobre o assunto e pode antecipar planejamentos, definir as estratégias de aposentadoria e informar melhor os servidores públicos que contratarem os seus serviços.

Assim, seu escritório vai decolar ainda mais e você se destaca da concorrência, já que impressiona os clientes com a agilidade, eficiência e segurança dos seus serviços.

E para facilitar ainda mais sua vida, você pode sempre contar com o software de cálculos previdenciários do CJ, que faz todos os cálculos da simulação até a liquidação. 😎

Até a próxima!

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