Capa do Artigo Benefícios por incapacidade: o que são, requisitos e dicas do Cálculo Jurídico para Advogados

Benefícios por incapacidade: o que são, requisitos e dicas

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Modelo Petição Inicial: Concessão de Benefícios por Incapacidade

Sabe quando você vai a um restaurante e o cardápio tem tantas opções que fica difícil escolher?

No começo da carreira na Advocacia, a situação é bem parecida.

Advogar é muito gratificante e, com certeza, o “cardápio” é cheio de áreas boas pra atuar.

Mas qual é a melhor delas? Qual faz os seus olhos brilharem?

Pra te ajudar, vou falar da escolha que fiz em 12 anos de carreira e te apresentar os 5 motivos que me fizeram trabalhar com uma área que me inspira a cada dia e que, com certeza, vai te inspirar também: os benefícios por incapacidade.

E não só isso!

Neste post, você também vai conhecer:

  • Quais cuidados você deve ter nos atendimentos?
  • Quanto é possível ganhar atuando na área de benefícios por incapacidade?
  • Como e onde captar clientes de forma ética, no mundo online e offline?
  • E muito mais!

Com tudo isso, não importa se você ainda não atua nessa área ou se já atua: sua carreira vai dar uma guinada!

E o melhor: você vai lotar a agenda do seu escritório de atendimentos e garantir que esses clientes fiquem 100% satisfeitos com o seu serviço.

Pra começar com chave de ouro, já vou deixar uma sacada prática bem legal compartilhada em uma live aqui do CJ e que vai aumentar as chances de deferimento dos seus pedidos de benefícios por incapacidade:


Gostei, quero começar o teste agora

Agora, aproveite a leitura e, no final, me conta quais dicas você já vai aplicar!

O que é o benefício por incapacidade?

Os benefícios por incapacidade são concedidos aos segurados vinculados ao RGPS acometidos por alguma doença que incapacite ao trabalho.

Pode ser qualquer tipo de enfermidade: física, mental ou psicológica.

O benefício tem como finalidade garantir a subsistência do segurado incapacitado até a recuperação da sua capacidade laborativa.

Olha só quais são os benefícios por incapacidades oferecidos pela Previdência Social:

  • auxílio por incapacidade temporária
  • aposentadoria por incapacidade permanente
  • auxílio-acidente

Como funcionam os benefícios por incapacidade?

Depois de identificada a enfermidade ou lesão, o segurado deve agendar uma perícia médica no INSS pra confirmação e concessão do benefício.

Além da incapacidade, alguns outros requisitos são necessários pra concessão dos benefícios por incapacidade. Olha só quais são eles:

  • qualidade de segurado
  • período de graça
  • período de carência

Vem entender melhor cada um deles!

A qualidade de segurado para os benefícios por incapacidade

Entre os requisitos necessários pra concessão dos benefícios por incapacidade está a qualidade de segurado.

Mas afinal, o que é a qualidade de segurado?

A qualidade de segurado é o termo usado pra todos aqueles que contribuem pro INSS e, por isso, têm direito à cobertura previdenciária.

Essas pessoas podem usufruir de todos os benefícios e serviços oferecidos pelo Instituto, inclusive os benefícios por incapacidade.

E se a pessoa parar de contribuir, ainda assim ela pode ter direito, desde que esteja no período de graça.

Vem entender!

O período de graça para os benefícios por incapacidade

Se o segurado parar de contribuir pro INSS, ele ainda mantém a qualidade de segurado por um tempo, o que é chamado período de graça.

Se quiser saber tudo sobre qualidade de segurado e período de graça, dá uma olhada nesse outro post super completo!

O período de carência para os benefícios por incapacidade

A carência é o número mínimo de contribuições mensais que o segurado precisa pagar pra fazer jus ao benefício.

Se você ainda não sabe como funciona esse requisito, tem um post excelente sobre a carência no previdenciário pra você descobrir cada detalhe!

Quem tem direito à aposentadoria por incapacidade permanente?

Os segurados vinculados ao RGPS que cumprem os requisitos que você viu aí em cima.

Qual o valor do benefício do INSS por incapacidade?

O valor do benefício do INSS por incapacidade vai depender do tipo de benefício.

Vem ver!

Auxílio-doença

A fórmula do cálculo do auxílio-doença não sofreu alterações com a EC 103/2019.

Olha só a fórmula da RMI:

RMI = salário de benefício × coeficiente de 91%

O que mudou com a EC 103/2019 foi o cálculo do salário de benefício.

Antes da reforma, o salário de benefício correspondia a 80% da média dos maiores salários, mas, depois da reforma, passou a corresponder à média de 100% dos salários.

Aposentadoria por invalidez

Agora vamos ver as alterações da aposentadoria por invalidez trazidas pela EC 103/2019.

Assim como no auxílio-doença, a fórmula não mudou e continua assim:

Aposentadoria por invalidez = salário de benefício × coeficiente

Mas antes, o valor da aposentadoria por invalidez correspondia a 100% do salário de benefício (SB), tanto na invalidez previdenciária, quanto na acidentária.

Depois da Reforma, novas fórmulas passaram a ser aplicadas pro cálculo da renda mensal inicial (RMI), e passou a existir uma diferenciação de valores entre as duas espécies (previdenciária e acidentária).

Vem entender melhor!

Fórmula da aposentadoria por invalidez previdenciária:

RMI = SB x (60% + 2% pra cada ano que ultrapassar o TC mínimo, podendo ultrapassar 100%)

Fórmula da aposentadoria por invalidez acidentária:

RMI = SB x 100%

Ou seja, depois da reforma, a aposentadoria por invalidez previdenciária pode ser menor que o auxílio-doença, em razão da alteração do coeficiente de cálculo.

Quais são as principais doenças incapacitantes?

  • Tuberculose ativa (bullet)
  • Hanseníase
  • Alienação mental
  • Neoplasia maligna
  • Cegueira
  • Paralisia irreversível e incapacitante
  • Cardiopatia grave
  • Doença de Parkinson
  • Espondiloartrose anquilosante
  • Nefropatia grave
  • Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante)
  • Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS
  • Contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada
  • Hepatopatia grave

5 motivos pra trabalhar com benefícios por incapacidade

Quer iniciar no Direito Previdenciário, mas não tem certeza se é lucrativo?

Você vai descobrir agora 5 motivos que o tornam uma excelente opção na advocacia!

1) O tamanho do mercado no Previdenciário: trabalho de sol a sol

O mercado no Previdenciário é gigantesco.

Afinal, nessa área, os clientes precisam de profissionais com urgência porque, na maioria das vezes, os problemas de saúde não melhoram e os impedem de trabalhar, tirando seu sustento.

Nesses casos, o trabalho de quem advoga precisa começar o mais rápido possível.

E tem mais: as perícias periódicas…

A famosa Lei 13.846/2019, que regulamentou o “pente fino” do INSS.

Essa lei abriu brecha pra que os benefícios fossem revisados e, assim, possíveis irregularidades fossem identificadas neles.

Mas Bruno, o que isso quer dizer?

Indo direto ao ponto, o pente fino serve pra identificar benefícios fraudulentos.

Com ele, a revisão dos benefícios pelo INSS, que acontecia a cada 2 anos, passou a acontecer a cada 6 meses, o que aumentou a possibilidade de cessação indevida.

O maior número de perícias aumenta a demanda por advogados atentos.

Existem outros belos motivos pra trabalhar com benefícios por incapacidade, e você vai ver alguns deles agora!

2) Fidelidade do cliente: quem vem, sempre volta!

Quando você que advoga consegue resolver o problema do cliente, acaba colhendo ótimos frutos como:

  • retorno desse cliente
  • chuva de indicações

Mas calma lá, Bruno, por que você disse “retorno desse cliente”?

É que é muito comum que clientes tenham seus benefícios indeferidos vez ou outra, como no caso do pente fino que você viu aí em cima.

Aí quem você acha ele vai procurar?

Aquela pessoa que o amparou no processo, claro!

Você ajudou com grandes problemas da vida dele, certo?

Então… Pode se preparar porque ele vai voltar ao seu escritório se precisar de outra ajuda.

E melhor ainda: vai te indicar aos quatro ventos!

Pensando nisso, vale a pena deixar seus clientes com vários cartões de visita.

Afinal, esse cliente deve frequentar clínicas, hospitais e outros locais.

Assim, pode ter certeza que ele tem contato com diversas outras pessoas com problemas em que o inimigo é o mesmo: o INSS.

E como você resolveu o perrengue dele, esse cliente vai falar de você pra essas pessoas com o peito cheio de orgulho!

Aí pronto: se prepare que a campainha do escritório não vai parar de tocar.

Ah, no final do post, você vai ver várias outras dicas de como fidelizar seus clientes.

Mas, antes, vamos falar de outros motivos que fazem muitos advogados só terem olhos pros benefícios por incapacidade. Vamos lá?

3) Senso de dever cumprido: justiça com as próprias mãos

Não existe satisfação melhor do que exercer o direito previdenciário!

Alguns casos de indeferimento de benefício são inacreditáveis!

Indeferimento de LOAS em casos de miserabilidade, indeferimentos de benefício por incapacidade em estados de saúde super graves e muitos outros absurdos.

Consegue imaginar a quantidade de injustiças que acontecem?

É verdade que o judiciário está bem mais eficiente, mas as injustiças são enormes e inúmeras.

É por isso que atuar nessa área e poder ajudar essas pessoas é muito gratificante.

Sem falar na remuneração…

4) Boa remuneração: dinheirinho no bolso

Você que advoga sabe bem disso: no judiciário do nosso país, existem diversas realidades.

Existem relatos de colegas que tiveram o processo de benefício por incapacidade em 90 dias, como também em 2 anos.

Conta nos comentários quanto tempo já levou no seu escritório!

Uma boa ideia é sempre consultar os processos do INSS na sua cidade pra ver como tem sido a tramitação.

E como são cobrados os honorários em um processo como esses, Bruno?

Em regra, a cobrança é feita somente no êxito, e o percentual mais comum é de 30% dos valores atrasados.

Ou seja, 30% dos valores que se acumulam desde o indeferimento ou cessação do benefício até a data da implantação dele (quando o cliente começa/volta a receber).

Então, pra começar a colher os primeiros frutos, você precisa resolver as primeiras causas.

Tem exceção? É claro que sim!

Quando você consegue uma tutela de urgência, por exemplo, seus clientes começam a receber de imediato, e você também.

Bruno, mas e os valores? Fala mais dos valores!

Está bem… Vem ver esse exemplo:

Uma ação foi julgada procedente, e o INSS foi condenado à implementação de um benefício no valor de R$ 1.500,00 desde a cessação do benefício 12 meses atrás.

Então o valor dos atrasados fica assim (sem correção monetária e juros):

12 meses x R$ 1.500,00 = R$ 18.000,00

30% de R$ 18.000,00 = R$ 5.400,00.

E olha que fiz os cálculos considerando um cliente que recebe salário mínimo. 😲

No meu escritório, a média de honorários por processo é de R$ 8.000,00.

Quer coisa melhor que ganhar bem por ajudar as pessoas?

Melhor que isso, só bilhete premiado da mega sena!

Mas Bruno, pera lá… Como conseguir mais de um cliente por semana?

Segura a ansiedade aí que logo mais a gente chega nas dicas de captação de clientes (e claro, de forma ética).

5) Cobrança de consulta sobre benefícios por incapacidade: isso existe?

É bom destacar que não é comum cobrar consultas pras demandas relacionadas aos benefícios por incapacidade.

Afinal, além de ter problemas de saúde, o cliente está sem trabalhar e receber.

Levou um “não” do INSS e outro “não” do médico da empresa, que não deseja que o trabalhador retorne às suas atividades com problemas de saúde (isso inclusive pode gerar um processo trabalhista).

Você pode dizer ao cliente que vai incluir o valor da consulta no final do processo, caso ele decida te contratar.

Aliás, anota aí essa dica de ouro: diga pro seu cliente que você vai fazer o atendimento sem custo, desde que ele encaminhe antes a documentação médica pra sua análise.

Isso funciona muito bem e vai te poupar tempo.

Afinal, assim você consegue identificar aqueles clientes que talvez não tenham direito e que não vão precisar ser atendidos.

Mas e aí, já te convenci a atuar na área?

Se já está cogitando essa possibilidade, vem conhecer um pouco do lado mais desafiador, afinal, nem tudo são flores…

Benefícios por incapacidade: Desafios práticos e cuidados pro seu escritório

Até aqui, você viu por que essa é uma excelente área pra trabalhar, certo?

Agora, chegou a hora de conhecer os cuidados que precisa ter durante e depois do cliente te contratar.

Destacamento de honorários: segurança pra você e pro cliente

Já ouviu algum colega relatar dificuldade na hora de receber os honorários?

Infelizmente, acontece bastante no Direito! 😓

Isso deixa claro a importância de um bom contrato de honorários.

E algo que ajuda, e muito, em situações assim é o destacamento dos honorários contratuais.

Já ouviu falar?

Bora contextualizar!

Como você sabe, o pagamento dos valores atrasados é feito através de Requisição de Pequeno Valor (RPV) ou Precatório.

A diferença entre a RPV e o precatório está no valor e no tempo pra pagamento dos honorários. Olha só essa tabelinha:

  Valor Tempo
RPV Até 60 salários mínimos 2 meses após o processamento da requisição pelo Tribunal
Precatório Valores acima dos 60 salários mínimos De acordo com a inscrição no orçamento

Seus honorários também serão pagos pela RPV ou Precatório.

E se o seu cliente for receber esse pagamento sem a sua presença e não repassar seus honorários, você vai precisar cobrar ele.

O que é um stress danado, não é verdade?!

Sem falar que pode não ter resultado. ☹️

Mas existe uma forma segura de contornar isso, através do destacamento dos honorários.

Isso significa que você vai pedir pro juiz fazer o destacamento dos honorários ao expedir a RPV/Precatório.

Só não esqueça de juntar o contrato de honorários no pedido.

Assim, na requisição vão constar dois pagamentos: do cliente e do advogado.

Vou dar um exemplo:

Sua cliente, a Dona Rosa, tem R$ 30.000,00 pra receber.

Aí, você pediu o destacamento dos honorários de 30%.

Com isso, a RPV vai sair com o pagamento de R$ 21.000,00 pra cliente e R$ 9.000,00 pra você.

E como o pagamento no banco vai ser feito de forma separada, a possibilidade de calote é nula!

Dá uma espiada nos prós e contras do destacamento dos honorários:

Prós:

  • Segurança do cliente

Quando você explica pro cliente que no seu contrato existe a previsão de cada um receber de forma separada, ele se sente mais seguro.

Sempre digo: “O destacamento significa que o advogado não vai sumir com o dinheiro do cliente, e o cliente não vai sumir com o dinheiro do advogado”.

Eles sempre gostam, em especial se estão contratando pela internet.

  • Segurança pra você

Há clientes que tomam um chá de sumiço e desaparecem sem deixar rastros.

Então é ótimo ter o destacamento de honorários pra se prevenir.

Afinal, com o destacamento, você recebe seus honorários e, no dia em que o cliente aparecer, o dinheiro dele vai estar lá.

Ele jamais vai poder alegar que você recebeu o dinheiro dele.

  • Evita explicações pro fisco

Se o dinheiro do cliente não passou pela sua conta, você não corre o risco da Receita Federal interpretar que aquilo ali foi uma renda que você obteve.

Já aconteceu comigo de fazer o levantamento de algum valor em nome do cliente e, quando isso aconteceu, tive que documentar a entrada e a saída.

De qualquer forma, deixe guardadinho o recibo (o comprovante de transferência) pra um eventual questionamento por parte da Receita.

Contra:

  • Pagamento da alíquota da pessoa física (pra quem não tem CNPJ)

Embora existam várias vantagens do destacamento, existe um contra: o pagamento da alíquota da pessoa física.

Isso quer dizer que se você não tem um CNPJ, vai ter que pagar 27,5% de imposto de renda, que é a alíquota da pessoa física.

Como pessoa jurídica, a primeira alíquota é de 4,5%.

É por essa e outras razões que vale muito a pena fazer um CNPJ. 😉

Cuidados na hora do atendimento: uma pessoa precavida vale por duas!

A lei 13.846/2019, que alterou o §4º do art. 115 da lei 8.213/91, criou a possibilidade de inscrição em dívida ativa de terceiro beneficiado pra devolução de valores de benefício pagos indevidamente em razão de fraude.

Aqui não vamos nem trabalhar com a hipótese de algum advogado tentar fraudar o INSS, vamos direto pra questão do advogado que foi enganado pelo cliente.

A gente entende que, nesse caso, o advogado vai poder responder como terceiro beneficiado.

Afinal, a essa altura, ele já vai ter recebido seus honorários.

Pra isso acontecer, vai ser necessário um processo em que o advogado se defenda.

E quais são os cuidados que eu preciso ter no caso de um processo assim acontecer, Bruno?

Segue firme na leitura pra descobrir!

Já aconteceu com você de um cliente te enganar mudando de versão em uma audiência?

Olha, se você não passou por isso, tenta imaginar a cena…

O magistrado fica sem saber se foi malícia do advogado na petição inicial ou do cliente.

Pro juiz, isso é bem comum, mas pense na frustração do advogado de ter trabalhado longos períodos no processo e não ter nada pra receber…

Sem contar a preocupação de parecer que estava tentando enganar o Judiciário.

Isso, sem dúvidas, é algo que não vale a pena passar.

Pra evitar esse perrengue todo, existem alguns cuidados que você pode adotar, de agora em diante, seja em um atendimento presencial ou virtual.

1) Atendimento físico, presencial:

Uma ficha de atendimento é sempre uma mão na roda!

E por falar nisso, anota aí esses 4 passos que você não pode deixar passar em um atendimento físico:

  • Faça uma ficha de atendimento
  • Registre o que o cliente está sentindo (os sintomas)
  • Junte os documentos que ele trouxe
  • Peça pra ele assinar a ficha no final do atendimento.

Assim, você tem subsídios pra sua inicial.

Ah, e você ainda pode ter respaldo pra uma eventual mudança de versão do cliente.

Pra clientes presenciais, tem uma outra dica de ouro muito usada no mundo virtual. Vem conhecer!

2) Atendimento pela internet, virtual:

Grave o atendimento.

Seja ligação, chamada de vídeo e até mesmo atendimento físico.

Eu faço a gravação mesmo quando atendo de forma presencial.

Mas Bruno, os clientes não se sentem desconfortáveis?

Bom, eu digo pra eles que vou gravar pra me ajudar no processo.

Afinal, minha equipe pode ter alguma dúvida que vai ser respondida com o registro do atendimento.

Eles sempre concordam! Inclusive, sentem que a gente é bem profissional e toma bastante cuidado.

Cuidado com a ansiedade do cliente: uma mão lava a outra

Ver a dificuldade do cliente aumentar pela demora do processo é horrível.

Saber lidar com a ansiedade do cliente é bem desafiador.

O primeiro ponto é deixar o cliente ciente dos próximos passos e dos prazos estimados.

Ele vai esquecer e é natural!

Afinal, é a primeira vez que ele está tendo contato com a justiça.

Depois, é bom informar ao cliente as movimentações processuais e ter uma periodicidade de contato com ele.

Avise que vai entrar em contato de novo no dia 10 e ligue no dia 5.

Ah! Uma boa dica é ter isso registrado:

“No dia 05, ligue pro cliente e informei a movimentação processual e disse que dia 30 ligaria de novo”.

Quando a data estiver próxima, vai lá e liga dia 28. Ele vai adorar!

O cliente sabe que esse prazo pode demorar.

Na verdade, ele até já espera que isso aconteça.

Saber que tem alguém que está cuidando dele, preocupado com a situação, vai deixar ele menos ansioso.

E aí, duas coisas super bacanas vão acontecer se ele se sentir seguro:

  • ele não vai ficar no seu pé
  • ele vai ter mais vontade de te indicar

Aqui até abro um parêntese: muita gente não acredita que as indicações funcionem…

Mas olha… Por muito tempo, eu mesmo vivi sem fazer marketing algum, só com as indicações dos clientes.

Então a dica é prestar o melhor atendimento possível sempre!

Lembre do aniversário do cliente

A data de nascimento do cliente previdenciário é tão importante quanto seu CPF.

Você tem que saber isso.

O sistema que uso aqui no escritório tem um lugar que me lembra dos aniversariantes do dia.

Mande uma mensagem pra eles.

Não vale aquelas imagens prontas de internet.

Também não vale uma arte toda bonitinha com a logo do seu escritório.

O que vale é o seu contato personalizado.

Diga que você está lutando pra dar um ótimo presente de aniversário pra ele: a solução do seu processo.

Que belo presente, não?

Nossa… Acredita que tem cliente que responde o áudio quase chorando?

Pois é! Afinal, é comum as pessoas estarem mais emotivas no dia do aniversário.

Aproveite isso pra deixar uma lembrança super positiva na mente do aniversariante! 😉

Como captar clientes de benefícios por incapacidade: o mapa da mina!

Agora você vai ver como dar um UP no seu escritório pra que os clientes não parem de bater na porta dele. Vem comigo!

Como garantir a autoridade do escritório

Ao contrário do que se imagina, o número de especialidades que você atua não vai te dar autoridade.

A grande dica é: se você começar a produzir conteúdo bacana e souber chegar até seu cliente através das plataformas que ele mais usa, a autoridade está garantida!

E aqui o pulo do gato é produzir conteúdo que responda às dúvidas do público que você quer alcançar e que amenize suas preocupações.

Essa é uma forma barata e muito eficaz de conquistar a autoridade que o cliente valoriza quando vai contratar um advogado.

Como começar a usar a internet pra captar clientes na advocacia?

Agora você vai descobrir comousar a internet pra captar clientes.

Pra começar, aqui vão 3 dicas gerais, comuns a todas as ferramentas. Olha só:

1) Escolha uma área

O primeiro passo pra dar início à sua produção de conteúdo é escolher uma área de atuação.

Afinal, todo o conteúdo que você for preparar precisa ter alguma relação com essa área específica.

2) Defina seu público

O segundo passo é ter em mente com quem você vai falar.

Aqui, você pode escolher tratar de um nicho mais específico (benefícios por incapacidade pra clientes que tenham lesão no joelho) ou amplo (benefícios por incapacidade).

Isso vai facilitar sua vida quando for analisar os documentos dos clientes que chegarem até você através desses conteúdos que produziu.

Perceba uma coisa: ao fazer captação pela internet, quanto mais específicos forem os seus conteúdos, melhor pra você.

Afinal, isso vai mostrar que você conhece determinado assunto com profundidade.

Assim, você ganha vantagem em relação a concorrentes que não tenham esse nível de especialidade.

Sem falar que, pela internet, você vai ter acesso a todas as pessoas no Brasil que têm aquele perfil pro qual você está elaborando seus materiais.

Dessa forma, se você prioriza um assunto específico, quando essas pessoas procurarem no Google sobre esse tema, vão perceber a sua autoridade nele.

3) Conheça as necessidades do seu público

Bom, primeiro você escolheu a sua área e o seu nicho, agora é hora de saber mais sobre as necessidades das pessoas que você quer atingir.

Pesquise vídeos no YouTube sobre o tema que você vai falar e vá até os comentários pra ver o que as pessoas querem saber.

Procure grupos no Facebook e observe as páginas que os membros desses grupos seguem.

Desse jeito, você vai ter ideias de muitos conteúdos pra produzir e ferramentas pra usar Meia-risca – assunto dos próximos tópicos!

Dicas e Ferramentas de captação online: quem não é visto não é lembrado

Blog/Site: o seu escritório digital

Pra que a captação de clientes ocorra pela internet, é importante que você tenha um lugar que seja só seu.

Nele, o cliente vai poder encontrar a sua história, a sua foto, os dados do seu escritório, as avaliações e os depoimentos dos seus outros clientes.

Tudo isso é essencial porque vai ajudar muito no processo de decisão do cliente sobre contratar ou não o seu serviço.

Mas atenção! Ele não vai chegar lá por conta disso.

Tem uma etapa anterior: você precisa atrair o cliente pro seu site/blog.

Pra isso, é bom lembrar da especificidade.

E mais… Procure usar a linguagem que as pessoas estão acostumadas.

Elas não querem saber de juridiquês, de jurisprudência e, às vezes, nem de leis.

Elas querem a solução pro problema delas.

Mas, de modo geral, pro seu blog, uma boa é produzir conteúdos mais abrangentes como forma de atrair aqueles clientes que ainda estão descobrindo a necessidade do seu serviço.

Dentro desses conteúdos você pode colocar um link como: “Saiba quais documentos você precisa para entrar com uma ação”.

Só vão clicar nesse link aquelas pessoas que estão mais propensas a entrar com uma ação.

Assim, a grande sacada é deixar pra colocar seu contato no final, ou seja, quando o cliente já está a poucos passos de fechar o negócio com você.

Por exemplo, quando ele já sabe sobre o assunto, conheceu sobre você e seu escritório e também quais documentos enviar.

Essa é uma estratégia poderosa!

YouTube: fisgando pelos vídeos

Você já fez alguma pesquisa e o Google mostrou um vídeo do YouTube pra você?

Pra mim, isso acontece sempre!

Aí eu te pergunto: será que isso é magia, coisa sobrenatural? 😅

Nada disso! É que o YouTube faz o reconhecimento da fala e coloca legendas automáticas (ocultas, na maioria das vezes) nos vídeos.

Isso permite que o conteúdo ali dentro seja “pesquisável”.

Nesse caso, por que não trazer o mesmo conteúdo do post no blog em vídeo?

Te garanto que essa é uma ótima forma de ganhar reconhecimento entre potenciais clientes!

Mas atenção! Existem 6 detalhes que você não pode deixar passar de jeito nenhum durante a gravação de um vídeo.

Olha só quais são eles:

1) A linguagem falada é diferente da escrita

Pense no vídeo como uma conversa com seu cliente.

Por isso, evite palavras difíceis e juridiquês.

Tente mostrar toda a empatia que você coloca nos seus atendimentos, fale de forma natural.

Uma boa ideia é se gravar ao explicar o assunto pra alguém e ver quais palavras você usou.

Se preferir, ligue pra um parente ou amigo, grave a ligação e depois dê uma olhada em como expôs o tema pra ele.

Isso vai te ajudar muito na hora de escrever o roteiro do seu vídeo.

Eu, por exemplo, às vezes, dou muitas voltas quando vou explicar algo.

Escrever um roteiro vai te ajudar nisso e trazer menos nervosismo na hora da gravação.

2) Cuide da iluminação

Já viu alguém viralizar com vídeos em que a imagem está borrada ou nem dá pra ver o rosto da pessoa?

É claro que não!

Por isso, dê bastante atenção à iluminação.

Em ambientes escuros, as imagens também vão ficar escuras e com pouca qualidade.

Mas se você colocar o celular pra filmar de frente pra uma janela, é possível que a iluminação fique bacana.

Outra dica é que o fundo da sua imagem precisa ter menos iluminação do que onde sua câmera vai ficar.

Por exemplo: Se tiver uma janela ou varanda atrás de você, provavelmente sua imagem vai fica mais escura, e a qualidade também não vai ser das melhores.

3) Cuide do som

A pessoa que vai te assistir deu play no vídeo porque acredita que ele vai trazer respostas pras dúvidas dela.

Então é super importante que ela te ouça direitinho.

Pra isso, evite gravar em salas grandes e sem móveis.

A captação de áudio em ambientes com muito eco atrapalha o resultado final.

Mas se não tiver outro jeito, um fone de ouvido simples (daqueles que vêm com o aparelho mesmo) resolve esse problema.

Quer investir em um microfone bom?

Compre um microfone de lapela pela internet mesmo. Mas lembre que isso não é essencial pra começar. 😉

4) Atenção pro fundo da imagem.

Cuidado com o que você transmite no fundo da imagem da sua gravação.

Um fundo com vários itens espalhados sem nenhuma ordenação pode passar a mensagem de uma pessoa desorganizada, concorda?

Por outro lado, um fundo branquinho ou com uma estante de livros bem arrumada já passa a ideia oposta.

Assim, minha dica é que você opte por fundos brancos ou com detalhes naquele tom mais “clean”, sabe?

Nada de transmitir a bagunça do quarto! 😂

Ah, e já avisa o pessoal do seu trabalho ou que mora com você pra não “passearem” atrás da sua gravação. 👀

5) Garanta um bom enquadramento

Não dá pra ficar só com metade do rosto aparecendo na câmera, não é mesmo?

Então, antes de gravar, confira se o enquadramento está legal.

Um bom enquadramento é aquele em que você aparece acima da cintura e deixa um palmo vazio acima da cabeça.

6) Não crie empecilhos pra sua gravação

Um simples celular basta pra gravar um bom vídeo.

Você não precisa de investimento algum pra começar.

Então não coloque isso como um empecilho.

A cada vídeo você vai aprender mais e mais, não seja tão exigente consigo mesmo.

Facebook, Instagram e TikTok: conquistando as redes

Uma excelente forma de captação está nas redes sociais. Mas qual será a mais indicada?

A resposta pra essa pergunta é simples: onde seu cliente está!

Clientes com mais idade costumam estar no Facebook.

Por esse motivo, pra trabalhar com benefícios por incapacidade, é lá que está o seu público.

Afinal, à medida que a idade avança, surgem problemas de saúde mais sérios.

Também é válido postar no Instagram, já que pessoas próximas ao seu cliente podem estar por lá!

E a rede social da vez, o TikTok, também é ótimo pra captação.

Mas atenção!⚠️

Um ponto precisa ficar claro: as redes sociais são mais usadas pra entretenimento.

Assim, saber chamar a atenção na medida certa através de um conteúdo informativo faz toda a diferença.

Faça isso e não terá problemas com a OAB.

Ah e um detalhe…

Tem muita gente que está mais preocupada em fiscalizar/julgar o conteúdo dos outros do que produzir seu próprio conteúdo.

Na verdade, sempre vai ter alguém pra te criticar. Isso é normal nas redes sociais. Não se abale, combinado?

E claro, o conteúdo tem que chamar a atenção do público certo.

Por exemplo, o título do seu post não vai ser “Análise jurisprudencial e doutrinária dos benefícios por incapacidade”, mas “5 dicas pra conseguir o auxílio-doença”. 😉

Bem mais acessível!

Comece colocando nas suas redes o link pro WhatsApp do escritório.

Depois, observe as perguntas das pessoas.

Isso já vai te despertar pros conteúdos que você precisa produzir pra sanar essas dúvidas.

Rapidinho você vai perceber quais conteúdos atraem quais tipos de clientes.

Além disso, olhos bem abertos aos comentários. 👀

Ali não é e nem deve ser um lugar de consultoria gratuita.

Mas claro que dá pra tirar dúvidas pontuais e genéricas, sem fazer a análise do caso concreto.

Afinal, com certeza você não vai ter todos os elementos necessários pra isso.

A dica é conversar com a pessoa no privado e propor o agendamento de um horário pra tratar do assunto a fundo.

Links/posts patrocinados: a cereja do bolo

Há duas formas de atrair clientes pelas redes sociais: tráfego orgânico e tráfego pago.

Vixe, Bruno. Nunca ouvi falar disso. Que tipo de tráfego são esses?

Bom, todas as postagens e comentários feitos como usuários comuns, sem qualquer pagamento, são considerados tráfego orgânico.

Por outro lado, quando há postagens patrocinadas e impulsionamento de posts, ou seja, aquelas publicações que você paga pra divulgação, a gente tem o chamado tráfego pago.

Anota isso aí: o tráfego pago é uma ferramenta poderosa pra captação de clientes!

É com ele que a gente consegue grande parte dos lucros das redes sociais.

Afinal, é através dessa ferramenta que você pode alcançar seu público direto.

Percebe como essa opção te dá a possibilidade de segmentar pra quem um conteúdo vai ser exibido?

É assim que você consegue atingir o seu público-alvo.

E aqui entra muito daquilo que falamos sobre se especializar em um tipo de demanda, pra um tipo de cliente.

Ter um foco ajuda muito a trilhar o caminho do sucesso.

E, nesse caminho, os links patrocinados são uma grande alavanca!

Ah, e se você quiser saber mais como aproveitar bem essa possibilidade, vale a pena fazer um curso que ensine a trabalhar com essa questão.

Aqui você viu mais o básico mesmo sobre essa ferramenta só pra ficar por dentro dessa forma de captação, que é excelente.

Em todas as estratégias que mencionei, é possível disponibilizar um link pra que seu cliente clique e já fale com você. Incrível, né?!

E te digo mais: você pode, inclusive, saber de onde vem seu contato.

Ou seja, você consegue ver qual das suas plataformas online faz mais sucesso.

Vou deixar pra você o endereço de uma das opções que aparecem no Google pra gerar o seu link próprio.

Mas, se preferir, faça uma simples pesquisa com os termos “link direto whatsapp” que você vai encontrar diversas opções gratuitas.

Quando o cliente clicar em iniciar conversa, a mensagem dele vai direto pro seu WhatsApp, com o bônus de você saber de onde veio esse clique.

É possível que você precise de vários links pra vários conteúdos, ou seja, um link separado pra cada conteúdo.

Mas pode ser que não precise.

Aqui no escritório eu faço essa separação porque me ajuda a saber se o contato veio do blog, Facebook, YouTube ou e-book.

Assim, consigo identificar em qual plataforma devo investir mais tempo e dedicação.

Ah, e tem outra coisinha…

Dentro de cada uma dessas ferramentas existe a opção pra você saber o perfil das pessoas que estão acessando.

Resultado: mais uma forma de entender direitinho quem é o seu público e, assim, saber quais conteúdos precisa produzir.

E agora que você descobriu como ir longe no universo virtual, a gente precisa falar também sobre como conseguir isso no presencial. Vem!

Captação de clientes offline/pessoalmente: oportunidades de ouro

Depois de ver essa chuva de ferramentas de captação de clientes online, você deve estar pensando:

“Pra quê gastar energia procurando os clientes pessoalmente?”

Bom, o mundo virtual é incrível, com certeza!

Mas também existem oportunidades de ouro no offline! Vem dar uma olhadinha nelas…

Parceria com médicos da sua cidade

Assim como nós, advogados, os médicos lidam todos os dias com pessoas que estão tendo dificuldades com a previdência.

E é muito comum ver eles se indignarem com a postura do INSS diante do tratamento de seus pacientes.

Por isso, se algum desses profissionais souber que tem alguém capacitado em sua cidade pra ajudar essas pessoas, ele vai indicar sem pedir nada em troca.

A dica é acompanhar um cliente na consulta e explicar pro médico as necessidades do caso.

Ou ainda agendar uma consulta e conversar com a secretária.

Lembre que você e o médico estão no mesmo time, contra o mesmo inimigo: o INSS.

Então, que tal unir as forças?!

Palestras em comunidades

Essa dica é uma das mais poderosas pra atrair clientes no mundo offline: dar palestras em comunidades.

Mas por que fazer isso, Bruno?

Muito simples. O objetivo de uma palestra é levar conhecimento e informação, certo?

E esse conhecimento pode fazer a diferença na vida de muita gente que vive em algumas comunidades.

Quer um exemplo de comunidade simples e com muita carência de informações jurídicas?

👉 Pessoas que frequentam igrejas pequenas.

Já notei que muitas autoridades religiosas trabalham com afinco pra ajudar suas comunidades.

Por isso, elas ficam muito felizes e agradecidas quando alguém aparece pra oferecer orientação de qualidade.

É verdade que alguns podem interpretar a iniciativa como uma jogada de marketing e com fins lucrativos.

Mas se você explicar a beleza do trabalho que realiza, é possível que ganhe o respeito daquela autoridade.

Mas aí vem a pergunta que não quer calar…

Como consigo explicar isso?

Bom, você pode falar das batalhas que trava pra corrigir as injustiças que o INSS comete.

Além disso, pode também mostrar que não tem nada daquilo que aparece na televisão, de advogados trabalhando só em causas milionárias pra políticos.

Tente agendar um dia pra um bate-papo com a comunidade sobre os principais direitos relacionados à área em que você tem especialidade, como a de benefícios por incapacidade.

Se der certo de marcar a conversa, te garanto que vai ser uma experiência transformadora pra você, em todos os sentidos.

Você vai ver, por exemplo, a carência de informações que essas comunidades pequenas têm, quando abrir pra perguntas no final do bate-papo.

Uma vez, ao fazer esse trabalho, uma cliente me disse: “Dr., eu estava orando a Deus, e aí veio alguém me falar dessa palestra. É a resposta das minhas orações!”.

Fiquei arrepiado na hora! 🥹

É curioso como algumas pessoas sofrem por falta de conhecimento, principalmente as mais humildes.

Também é belíssimo quando a gente consegue levar luz pra essas pessoas.

Mas esse é só um exemplo de comunidade.

Você pode procurar associações e entidades beneficentes pra colaborar.

Há um grande espírito colaborativo nelas e é bem provável que vão aceitar de bom grado sua iniciativa de querer levar informação.

Mas você pode estar se perguntando…

Se a comunidade é carente, o cliente vai ter condições de pagar?

Bom, falamos sobre o recebimento somente no êxito, lembra?!

Aqui é bem nesse sentido: seus honorários não vão sair do bolso do cliente sem antes ele ter recebido o benefício.

Então aproveite pra deixar isso claro durante as palestras.

Afinal, é uma oportunidade de ver os direitos deles garantidos e seu trabalho remunerado de forma justa.

Conclusão

A advocacia é apaixonante.

Mas muita gente se frustra porque não sabe em qual área focar.

Aí, quando conhece o previdenciário é amor à primeira vista.😍

A parte de benefícios por incapacidade então… Dá aquela sensação de realização profissional que em poucas áreas a gente consegue sentir.

Afinal, como você viu aqui, nela, dá pra você:

  • fidelizar os clientes
  • se sentir com o dever cumprido
  • obter uma boa remuneração
  • nunca ficar sem trabalhar
  • e várias outras vantagens!

Mas pra aproveitar tudo isso, é preciso saber direitinho como atrair e tratar os clientes.

E isso já não é uma dificuldade pra você depois deste post.

Nele, você conheceu ferramentas pra captar clientes no mundo virtual e presencial e técnicas pra manter seus clientes coladinhos em você!

Agora você já sai na frente de muitos advogados que estão patinando pra encontrar seu lugar ao sol na Advocacia.

Melhor ainda se puder contar com um software confiável com cálculos de diversas áreas do Direito!

Ah, e se depois de tudo que você viu ainda ficou alguma dúvida, me conta nos comentários que eu te ajudo!

Espero que você tenha gostado do conteúdo e, principalmente, que coloque em prática o que aprendeu hoje. Já estou louco pra saber como vai ser sua experiência com essas dicas ;)

Grande abraço!

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