Capa do Artigo Modelo de ficha de entrevista de aposentadoria grátis do Cálculo Jurídico para Advogados

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Talvez você nem saiba disso, mas muitos escritórios de Direito Previdenciário despreparados perdem muito dinheiro e muitas oportunidades por não darem a devida importância pra ficha de entrevista.

Você que acompanha o Blog do Cálculo Jurídico sabe que aqui você sempre sai com a faca e o queijo na mão pra exercer uma advocacia de alto nível, não sabe?

É por isso que hoje você vai ganhar um presentão pra deixar seus atendimentos previdenciários ainda mais eficientes:

Uma Ficha de Entrevista pra Clientes de Aposentadoria exclusiva do CJ!

E não é só isso!

Ganhar a ficha de entrevista já te ajudaria bastante, mas neste post você vai ter uma explicação detalhada sobre todas as perguntas.

E mais! Vai entender como elas vão te ajudar a faturar mais, aumentar os atrasados do cliente e evitar que você perca tempo e dinheiro.

Olha só tudo o que você vai ver aqui:

  • Modelo de ficha de entrevista de aposentadoria
  • O que perguntar em uma entrevista previdenciária?
  • Histórico de pedidos e de trabalho
  • Quais documentos solicitar em uma entrevista previdenciária?
  • Quem analisa o pedido de aposentadoria?
  • Qual o prazo para o INSS analisar pedido de aposentadoria?
  • E muito mais!

Aí, com o post e a ficha em mãos, só vai faltar um software de cálculos rápido e confiável pra acelerar ainda mais o seu sucesso, como aconteceu com a Advogada Daniele Silva:


Gostei, quero começar o teste agora

Então, vem comigo!

Modelo de ficha de entrevista de aposentadoria

Olha, você pode até já usar alguma ficha de entrevista nos seus atendimentos previdenciários…

Mas a que você vai ter acesso aqui foi desenvolvida e aperfeiçoada por vários advogados ao longo de 10 anos.

Um dos principais objetivos desta ficha é te ajudar a descobrir oportunidades escondidas. Aliás, ela já me fez ganhar R$ 81.346,53 para um cliente!

Com essa ficha de entrevista, você faz as perguntas certas já no começo e não precisa correr atrás do cliente depois.

Você pode usar essa ferramenta com seus clientes previdenciários de 3 formas diferentes:

  • Enviar a ficha por e-mail ou entregar em mãos para o cliente preencher antes da entrevista presencial com você
  • Entregar a ficha assim que o cliente chegar ao escritório, para preencher antes da entrevista
  • Preencher a ficha junto com o cliente

Dá uma espiadinha no que você vai ganhar de presente do CJ:

Ficha de entrevista para aposentadoria

Clique aqui pra acessar esta valiosa ficha de entrevista e continue a leitura pra descobrir como analisar cada pergunta e usar as respostas a seu favor.

Com isso, você vai aumentar o faturamento do seu escritório (e dos seus clientes) e evitar perder tempo e dinheiro com processos que não vão dar em nada!

Fora que vai deixar seus clientes muito mais satisfeitos e receber mais indicações!

Vem comigo!

O que perguntar em uma entrevista previdenciária?

Existem 4 tópicos essenciais pra extrair todas as informações que você precisa de uma entrevista previdenciária, olha só quais são eles:

  • Histórico de pedidos Administrativos e Judiciais
  • Histórico de trabalho Especial
  • Histórico de trabalho Rural
  • Histórico de trabalho Contribuinte individual/Facultativo e outros

Bora ver como abordar cada um deles e por que eles são tão importantes?

Histórico de pedidos Administrativos e Judiciais

Pergunta 1.1: Você está trabalhando no momento?

Essa informação permite que você analise a possibilidade de pedir a reafirmação da DER ou cenários em que a aposentadoria e os atrasados são melhores.

Pergunta 1.2: Você recebe algum desses benefícios?

Pra essa pergunta, as opções pra assinalar são:

  • Aposentadoria
  • Pensão por Morte
  • Benefícios por incapacidade
  • Amparo Assistencial

Saber essa informação é super importante pra não cometer erros de cálculos que possam causar divergências no tempo de contribuição, RMI, valor da causa e execução.

Um exemplo de erro comum que muitos advogados inexperientes cometem é o cliente ganhar um processo de Aposentadoria enquanto recebia um Amparo Assistencial ou Benefício por Incapacidade.

Se você esquecer de calcular os benefícios já recebidos, pode ter que pagar honorários sucumbenciais por excesso na execução.

Outro ponto é que a nova reforma previdenciária pode proibir a cumulação de Aposentadorias com Pensão por Morte.

Por esses motivos, é crucial ter esta informação antes de entrar com a ação.

Pergunta 1.3: Qual desses benefícios você já pediu no INSS?

Assim como a pergunta que você viu acima, as opções pra assinalar são:

  • Aposentadoria
  • Pensão por Morte
  • Benefícios por incapacidade
  • Amparo Assistencial

Essa pergunta pode te fazer ganhar muito dinheiro! 🤑

Isso porque descobrir um processo administrativo antigo pode aumentar muito o valor de atrasados e até mesmo a aposentadoria do seu cliente.

E se seu cliente ganha mais, você também ganha! 😉

Pergunta 1.4: Você já entrou com algum processo na justiça contra o INSS?

Aqui, as opções pra assinalar também são as mesmas:

  • Aposentadoria
  • Pensão por Morte
  • Benefícios por incapacidade
  • Amparo Assistencial

Se o cliente já perdeu o processo judicial, observe muito bem o cenário antes de fechar o contrato pra entrar com um novo processo.

Isso não quer dizer que só porque ele já perdeu um processo judicial não vale a pena entrar com outro, mas fique de olho! 👀

Histórico de trabalho Especial

Pergunta 2.1: Selecione com qual desses agentes insalubres você trabalha ou já trabalhou. Escreva o nome da empresa em que você teve contato com este agente.

As opções pra serem assinaladas aqui são as seguintes:

  • Muito ruído
  • Muito calor
  • Muito frio
  • Eletricidade
  • Agentes químicos (como graxas, produtos de limpeza, tintas, combustível)
  • Trabalho em altura
  • Com porte de arma de fogo
  • Agentes biológicos (como pessoas, animais doentes, contato com sangue, lixo, etc.)

Com essa pergunta, é possível descobrir períodos especiais escondidos que podem dobrar o valor de uma ação previdenciária!

Pergunta 2.2: Conhece alguém que trabalhou na mesma empresa que você e conseguiu uma Aposentadoria Especial?

Esta dica é muito valiosa e te garante tempo e dinheiro.

Muitos advogados inexperientes podem pensar que essa pergunta é desnecessária, mas eles não poderiam estar mais errados!

Na prática, você vai ficar impressionado ao ver quantos clientes têm algum colega da mesma empresa que já se aposentou e conseguiu uma Aposentadoria Especial.

Muitas vezes, ter acesso ao processo desse colega já aposentado significa achar direitos escondidos ou até mesmo encurtar o processo judicial, com uma prova emprestada, por exemplo.

Pergunta 2.3: Você já foi testemunha de algum colega em um processo de Aposentadoria Especial?

Assim como a pergunta anterior, se seu cliente já foi testemunha em um processo de Aposentadoria Especial, as chances de encontrar documentos e laudos relevantes nesse processo pra conseguir averbar o período especial são grandes!

Pergunta 2.4: Você já teve alguma doença por causa do trabalho?

É bem comum que a doença ocupacional seja consequência da exposição a agentes insalubres.

Nesses casos, reunir a documentação médica pode ajudar no reconhecimento do período especial.

Além disso, se existe doença por causa do trabalho, você pode estar diante de um possível benefício por incapacidade ou uma ação trabalhista.

Histórico de trabalho rural

Seu cliente nunca trabalhou no meio rural? Então pode pular direto para o próximo tópico!

Se já trabalhou, essas perguntas vão ser bem úteis pra identificar se ele trabalhava em regime de economia familiar.

Aí, com isso, averbar o período antes de 1991, independente de contribuição, ou após 1991, com indenização das contribuições.

Essas perguntas são muito importantes mesmo que seu cliente tenha sido assalariado no meio rural, já que determinam a exata situação do trabalho dele na época.

Pergunta 3.1: Quando você trabalhou no meio rural?

Esta pergunta é fundamental pra determinar o período rural pleiteado.

Afinal, você não deve fazer pedidos genéricos que possam diminuir sua credibilidade e resultar em perda de honorários de sucumbência.

Além disto, como a ficha de entrevista é assinada pelo cliente, ela serve como um mecanismo de defesa contra clientes que gostam de contar uma versão da história pra você e outra para os juízes.

Você nunca vai se arrepender de se precaver nesses casos. 😉

Perguntas 3.2 e 3.3: Onde e de quem era a propriedade rural?

Estas perguntas servem pra saber como você ou seu cliente podem fazer a busca de documentos da propriedade rural.

Costuma ser mais fácil buscar esses documentos quando a propriedade rural era de um membro da família, viu?

Perguntas 3.4 e 3.5: Quantas pessoas da sua família trabalhavam nesta propriedade rural? Qual era o tamanho das terras? Quanto deste espaço era utilizado para plantio ou criação de animais?

Cruzar essas respostas é super importante!

Isso porque cada membro de uma família consegue cuidar em média de 1 hectare de terra útil (aquela usada pra plantio ou criação de animais).

Ou seja, se a terra útil for muito maior que 1 hectare por pessoa, você vai ter que analisar com cuidado o critério de economia familiar, necessário para o enquadramento do segurado especial.

Pergunta 3.6: O que era plantado e criado na propriedade rural?

Mesmo que não se lembre da resposta na hora, seu cliente deve correr atrás dessa informação pra não passar aperto em uma audiência ou justificação administrativa.

É importante ter essa resposta na ponta da língua!

Afinal, se uma pessoa se enrola pra responder essa pergunta, é possível que não tenha de fato trabalhado no meio rural, e você não quer descobrir isso na frente do juiz, não é mesmo?

Pergunta 3.7: Quantos empregados tinha na propriedade rural?

Esta pergunta também vai te ajudar a verificar se o seu cliente vivia em uma economia familiar.

Nessas situações, a lei permite que o segurado especial utilize 1 empregado por 120 dias dentro de um ano, até o limite desta razão, ou seja, podem ser 2 empregados por 60 dias, 3 por 40 dias, 4 por 30 dias etc.

Pergunta 3.8: Qual era o maquinário utilizado na propriedade rural?

Esta pergunta também te ajuda a verificar se o trabalho era em economia familiar.

Se o cliente responder que não possuía maquinário nenhum, pode partir pra próxima!

Agora, se ele disser que possuía maquinário, é bem importante analisar de qual tipo de maquinário se tratava.

Pergunta 3.9: Alguém da sua família pertencia a alguma cooperativa? Qual?

Outra pergunta que vai te ajudar a verificar se o trabalho era em economia familiar.

Pergunta 3.10: Tem parentes que usaram o tempo rural pra se aposentar? Quem?

Esta pergunta pode te economizar tempo e dinheiro!

Afinal, parentes que conseguiram averbar o período especial funcionam como um atalho para o reconhecimento da atividade especial do seu cliente.

Pergunta 3.11: Você já tem testemunhas que não são seus parentes pra comprovar o período rural? Qual o nome delas?

Testemunhas costumam ser chaves para o reconhecimento da atividade rural.

Mesmo que seu cliente ainda não tem testemunhas, quando você faz essa pergunta, ele já começa a pensar em quem poderia ser testemunha se ele precisar.

Histórico de trabalho Contribuinte individual/Facultativo e outros

Pergunta 4.1: Você já trabalhou sem registro na carteira? Quando e onde??

Eis um jeito de ganhar muito dinheiro para o seu cliente e pra você: descobrir períodos que não estão no CNIS, mas podem ser reconhecidos em um processo judicial.

Você vai descobrir que muitos de seus clientes trabalharam sem registro em carteira, mas, ainda assim, podem ter este tempo reconhecido pra fins previdenciários.

Esses períodos muitas vezes são o que falta pra conquistar uma Aposentadoria por Pontos (sem o fator previdenciário).

Pergunta 4.2: Você já recolheu o INSS como contribuinte individual (autônomo ou facultativo)? Quando e com o que você trabalhava?

Esta pergunta permite analisar se existem contribuições não registradas no INSS que podem compor o cálculo de tempo de contribuição do seu cliente.

Sabe o que isso significa, né?

Aumentar o valor da RMI e, com isso, os seus honorários.

Pergunta 4.3: Você já prestou serviço militar? Quando?

O serviço militar é um período muito comum e muito fácil de ser esquecido.

Então, nada melhor do que ter essa perguntinha na entrevista pra nunca esquecer de perguntar.

Prontinho! Essas são as perguntas essenciais pra se fazer na entrevista previdenciária.

Além disso, existem alguns documentos que você pode solicitar ao cliente logo de cara, pra não perder tempo!

Quais documentos solicitar em uma entrevista previdenciária?

No final da ficha de entrevista previdenciária que você ganhou hoje, existem duas listinhas:

  • Documentos que o cliente trouxe
  • Documentos que o cliente ainda deve trazer

Assim, fica bem fácil visualizar o que você já tem em mãos e o que seu cliente ainda precisa providenciar.

Dá só uma olhadinha nos documentos que você vai solicitar ao cliente na entrevista previdenciária:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Cópia do processo administrativo
  • CNIS
  • PPP
  • LTACT
  • Certificado de reservista
  • Documentos rurais

Pode ser que seu cliente apresente outros documentos ou que você solicite alguns que não estão nessa lista, a depender dos detalhes do caso.

Com a ficha toda preenchida e esses documentos em mãos, é hora de colocar a mão na massa e entrar com o pedido de aposentadoria no INSS!

Quem analisa o pedido de aposentadoria?

É o próprio INSS que analisa os pedidos de aposentadoria.

Mas tem um porém!

Se o INSS não cumprir o prazo legal (você já vai descobrir qual é), o responsável pela análise do benefício passa a ser a Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos, que tem um prazo de 10 dias pra julgar o processo.

Se mesmo assim o processo não for julgado, você pode entrar com um Mandado de Segurança.

Se a violação do prazo pelo INSS for confirmada, o juiz do processo vai encaminhar uma ordem pra que o Instituto faça logo a análise administrativa do seu pedido de aposentadoria.

Daí, se o prazo for descumprido mais uma vez, o INSS pode receber uma multa daquelas!

Por esse motivo, é bem provável que seu benefício seja analisado após o mandado de segurança.

Agora, quer saber qual o prazo legal pra que o INSS analise o seu pedido?

Vem comigo!

Qual o prazo para o INSS analisar pedido de aposentadoria?

Desde 10 de junho de 2021, o prazo pra que o INSS analise um pedido de aposentadoria (exceto aposentadoria por incapacidade permanente) é de 90 dias.

A contagem desse prazo inicia quando o requerimento é feito, já que não é necessária a realização de uma perícia médica ou avaliação social.

Conclusão

Seus atendimentos previdenciários serão outros depois de tudo o que você viu neste post!

Afinal, agora você já sabe por que é tão importante fazer uma boa entrevista inicial com um cliente que deseja se aposentar.

Além disso, com a Ficha exclusiva do CJ e a explicação de cada pergunta, ficou muito mais fácil reunir todas as informações e documentos que você precisa, sem o risco de deixar alguma coisa passar batido.

Dá só uma olhada em tudo o que você viu aqui:

  • Modelo de ficha de entrevista de aposentadoria
  • O que perguntar em uma entrevista previdenciária?
  • Histórico de pedidos e de trabalho
  • Quais documentos solicitar em uma entrevista previdenciária?
  • Quem analisa o pedido de aposentadoria?
  • Qual o prazo para o INSS analisar pedido de aposentadoria?
  • E muito mais!

Fala sério, não tem mais como sua carreira no previdenciário não decolar depois de hoje!

E pra colocar a cereja no bolo, você ainda pode contar com a ajuda de um software completo que realiza Cálculos Previdenciários em minutos, com precisão e tranquilidade!

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Até a próxima!

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